Professor da Poli participa de discussão sobre políticas de inclusão com alunos

Evento integrou a V Semana da Consciência Negra da Poli e abordou temas como acesso à universidade e permanência estudantil

No dia 23 de novembro, o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, José Reinaldo Silva, que preside a Comissão de Inclusão e Pertencimento, esteve no vão do Biênio, onde participou de uma roda de conversa com alunos, a convite do Coletivo Poli Negra, sobre a luta pelas políticas afirmativas, tema que tem ganhado repercussão no ano de 2022 por ocasião dos 10 anos da implantação da Lei de Cotas no Brasil. Inserido na V Semana da Consciência Negra da Poli, o evento foi realizado pelo Coletivo com o intuito de enfatizar a discussão sobre as constantes mudanças no sistema educacional e a importância das cotas. Também refletiu sobre as políticas de permanência adotadas pela Universidade nos últimos anos diante do aumento gradativo de ingressantes negros nos cursos das áreas da engenharia.

Além de ouvir os relatos e experiências dos alunos presentes, o professor também trouxe histórias de grandes engenheiros negros do passado, entre eles os irmãos Antônio e André Rebouças. O enfoque deste momento da discussão foi apontar que, mesmo que suas contribuições tenham sido cruciais para o desenvolvimento da engenharia moderna, por muitas vezes alguns desses nomes acabam sendo esquecidos na história.

Um dos assuntos em evidência na discussão foi a escassez de pessoas negras nas áreas da engenharia, e a intensificação dessa noção causada pelo apagamento indiscriminado de sua importância. Isso se reflete também nas dinâmicas da própria Universidade, visto que José Reinaldo é atualmente um dos poucos professores negros da Poli, e está incluído no grupo de pouco mais de 2% de docentes autodeclarados pretos ou pardos na USP.

Com uma longa carreira acadêmica e profissional, o professor assumiu este ano o desafio de presidir a Comissão de Inclusão e Pertencimento da Poli, e representa a Escola na Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP. Este órgão da Universidade é responsável por “propor, coordenar, centralizar e apoiar políticas transversais na para os alunos, docentes e servidores que se refiram a políticas inclusivas e de permanência, pautadas sob a ótica da equidade e da interseccionalidade.”

A V Semana da Consciência Negra da Poli aconteceu entre os dias 21 e 25 de novembro e foi organizada pelo Coletivo Poli Negra. Acompanhe as atividades do coletivo por meio de seu perfil no Instagram.

Confira abaixo algumas fotos do evento.

Confira as imagens no perfil do Flickr da Poli
Roda de conversa com alunos sobre políticas afirmativas