Parceria entre a Universidade de São Paulo e Marinha do Brasil Evento chega aos 67 anos de duração em 2023

No dia 27 de janeiro de 2023, o Auditório Prof. Romeu Francisco Landi, da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi sede da cerimônia de Colação de Grau dos Oficiais-alunos da Marinha do Brasil. Desde o ano de 1956, a Universidade mantém um acordo de cooperação acadêmica com a Marinha, formando anualmente oficiais engenheiros. As atividades são promovidas pelo Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo (CCEMSP) e a parceria resultou na criação do primeiro curso de Engenharia Naval do Brasil, com o objetivo de incentivar o ensino e a pesquisa e coordenar os esforços de integração da Força Naval com a indústrias e instituições acadêmico-científicas do Estado de São Paulo.

Estiveram presentes na solenidade o vice-diretor da Escola Politécnica, Silvio Ikuyo Nabeta, o Contra Almirante (Engenheiro Naval) Rogério Corrêa Borges, o diretor do Centro de Projeto de Sistemas Navais, representando o Vice Almirante (Engenheiro Naval) Guilherme Dionizio Alves Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, o Diretor de Engenharia Naval, o Contra-Almirante (Engenheiro Naval) Flavio Antoun Netto, o Diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, Capitão de Mar e Guerra (Engenheiro Naval) Rafael de Abreu González e a Assistente Técnico Acadêmico substituta da Poli, Renata Cristina de Lima Amorim Barros.

“Hoje é um momento especial, que certamente vocês nunca irão esquecer. Após anos de estudo e dedicação, estão se tornando engenheiros e Politécnicos”, pontuou o professor Silvio Nabeta em seu discurso. Destacou também o prestígio e credibilidade que carregam aqueles formados na Escola e o papel de seus representantes que a partir de agora irão desempenhar. “Não devemos nos esquecer que a EP é uma escola pública, que recebe recursos oriundos do imposto de toda a sociedade paulista. Do rico ao pobre. Assim, além da gratidão, devemos ter o compromisso de retorno a essa sociedade, através da atuação correta, ética e que vise um mundo mais justo, sustentável e sem discriminações”. O Vice Diretor encerrou o discurso desejando os parabéns e sucesso aos recém-graduados.

As fotos da cobertura da cerimônia estão disponíveis neste link.