FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Ex-Reitor da USP e atual Secretário de Estado, professor Vahan Agopyan anuncia aposentadoria na Escola Politécnica

No dia 23 de fevereiro de 2023, a reunião da Congregação da Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu o atual Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, professor da Escola desde 1975, para o anúncio de sua aposentadoria. Engenheiro civil e mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Poli, doutor em Engenharia Civil pelo King’s College London e livre-docente também pela Poli, Vahan dirigiu a Escola de 2002 a 2006, e foi Reitor da USP de 2018 a 2022, entre diversos cargos de liderança.

Após ser convidado a integrar a mesa, Vahan foi recepcionado pelas palavras do diretor da Poli, Reinaldo Giudici, que ressaltou a importância do docente para a Escola Politécnica e para a USP. “Exerceu diversos cargos importantes, Chefe de Departamento, Diretor e Vice-diretor, Reitor e Vice-Reitor, inclusive nos últimos 8 anos, que foram extremamente para Universidade, enquanto a mesma estava buscando seu equilíbrio financeiro. O professor Vahan conduziu com muita competência esta recuperação da Universidade. Devemos a ele uma parte disso”.

Confira a homenagem no vídeo à direita.

O Secretário começou suas palavras cumprimentando a todos os professores, alunos e funcionários. Em seguida, ele anunciou sua aposentadoria, desde 1º de fevereiro, antecipada devido à sua ocupação no cargo de Secretário e para disponibilizar uma vaga de professor titular. Vahan defendeu que modelos de aposentadoria para docentes como a da França, aos 63 anos, é salutar para a renovação da Universidade, considerando que os professores mais experientes podem continuar exercendo suas atividades docentes sem interferir na atuação dos jovens na gestão da Universidade. 

“A Congregação da Escola Politécnica tem um significado todo especial. Eu comecei nesta Congregação, no final da década de 1970, como representante dos auxiliares de ensino. Talvez alguns não saibam o que é isso, mas são aqueles docentes que são apenas bacharéis e eram convidados para dar aulas para 120 alunos”. 

Dirigindo-se principalmente aos seus jovens colegas, Vahan destacou como esta carreira é interessante. “Esta carreira é tão boa, que nós docentes conseguimos calibrá-la. Nos permite que façamos desvios, sigamos trilhas distintas que, não gostando, podemos retornar. Para os meus jovens colegas: é uma carreira muito entusiasmante, muito interessante. Aproveitem e calibrem como quiserem. Não é preciso seguir nenhum exemplo. Vocês podem criar a trilha que vocês quiserem”. 

Por fim, ovacionado pela plateia, Vahan se despediu. “Adeus à Congregação e até breve aos colegas!”.

Print Friendly, PDF & Email