Tarde de primeiro dia de Recepção dos Calouros na Poli-USP conta com aula inaugural e palestras

Após programação matutina, os ingressantes puderam conhecer um pouco mais sobre a Escola Politécnica e o papel da engenharia no desenvolvimento sustentável

No primeiro dia da Semana de Recepção dos Calouros da Escola Politécnica (Poli) da USP, 13 de março, as atividades planejadas para a tarde tiveram início às 14h, no  auditório do Centro de Difusão Internacional da USP, com transmissão pelo YouTube. Participaram da cerimônia solene de abertura o diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, o vice-diretor, professor Sílvio Nabeta, o presidente da Comissão de Graduação, Antonio Carlos Seabra, e o presidente da Comissão do Ciclo Básico, Augusto Camara Neiva.

A abertura foi seguida por aula inaugural ministrada pela professora da Poli e diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci, e palestras de boas-vindas da Comissão de Graduação e do Ciclo Básico e, por fim, uma apresentação da Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) e do Fundo Patrimonial Amigos da Poli.

As autoridades da mesa parabenizaram os novos estudantes e destacaram a oportunidade de cursar uma universidade pública e de pesquisa e colocaram-se à disposição dos ingressantes. ‘’Entrar em um curso superior aqui na USP e na Poli é um rito de passagem para todos’’, afirmou o diretor da Poli, Reinaldo Giudici.

Liedi Bernucci, primeira diretora da Poli e atual Diretora-Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, discutiu sobre a importância da engenharia no desenvolvimento sustentável. Alguns dos possíveis campos de atuação de um engenheiro foram citados pela professora: Infraestrutura mais resiliente e adaptável às mudanças climáticas, proteção ambiental e mitigação de desastres naturais, Tecnologias de Saúde, Cidades inteligentes e Transformação Digital. Em cada uma das frentes, Liedi exemplifica com projetos reais de como a engenharia pode gerar mudanças na sociedade. ‘’É uma Escola que forma engenheiros, mas sobretudo cidadãos para o mundo’’.

Depois da aula inaugural, o Presidente da Comissão de Graduação e o Presidente da Comissão do Ciclo Básico deram um panorama sobre o Projeto Pedagógico do curso de Engenharia e as disciplinas, fornecendo informações acadêmicas e trazendo questões ligadas à permanência na Universidade. Orientações sobre a programação da Semana de Recepção também foram dadas, e podem ser encontradas no link

‘’Nós temos razões enormes para dizer que temos orgulho de sermos politécnicos e de carregarmos a história daqueles que nos antecederam e fizeram coisas incríveis’’, afirmou Dario Gramorelli, Diretor Geral da Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP). Em apresentação sobre o que é a AEP, Gramorelli conta que a Associação valoriza a Instituição, os professores, os colaboradores e a história da Poli, além de promover eventos e atividades que conectem a Comunidade Politécnica, fomentando atividades como negócios. Ainda sobre a AEP, foi apresentado o projeto PoliRetribua, composto por 140 egressos voluntários e que tem como objetivo atender alunos em vulnerabilidade econômica e social por meio de mentorias e bolsas. Os estudantes podem receber auxílio financeiro durante a graduação e retornar os recursos depois de formados.

Os calouros também puderam conhecer outra organização de egressos, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli. Mauro Seiji Fukunaga, Diretor-Presidente, e Marcelo Messias, engenheiro e voluntário, explicaram que a Amigos da Poli é uma associação privada sem fins lucrativos com mais de 43,3 milhões em patrimônio. Nela, fundos são arrecadados para financiar projetos de engenharia por meio de editais, incentivando a engenharia no Brasil e perpetuando a excelência da Escola Politécnica.

Para a finalizar a solenidade, o diretor, professor Reinaldo Giudici, agradeceu aos presentes e desejou um bom aproveitamento da Semana de Recepção dos Calouros