No início do mês de março, Armando Antonio Maria Laganá, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica, participou de uma audiência no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com o vice-presidente Geraldo Alckmin. A conferência também contou com a participação de Vilma de Oliveira, docente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

A reunião tinha como objetivo discutir a política industrial brasileira para o setor automobilístico, e particularmente a continuação do programa Rota 2030. O projeto consiste em estimular o setor automotivo nacional através de benefício tributário às empresas que investirem em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O Rota 2030 ainda define normas para a fabricação e comercialização de automóveis no Brasil nos próximos 15 anos.

O programa federal, formalizado pela Lei 13.755, de dezembro de 2018, é uma substituição do Inovar Auto, antigo regime automotivo do Governo Brasileiro. Criado pela Lei n° 12.715/2012, o extinto projeto vigorou entre 2013 e 2017 e tinha como como objetivos “a criação de condições para o aumento de competitividade no setor automotivo, produzir veículos mais econômicos e seguros, investir na cadeia de fornecedores, em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores.”