Professores da Poli-USP expõem suas produções na exposição “Todos os sentidos da Pós”, no prédio da Reitoria

No dia 17 de abril de 2023, foi inaugurada a exposição “Todos os sentidos da Pós”, promovida pela Pró-Reitoria de Pós-graduação da USP, e que apresenta para a comunidade universitária os potenciais artísticos de membros da pós-graduação da USP.

A exposição conta com obras e trabalhos artísticos de autoria própria, produzidos por participantes da pós-graduação da USP ou em suas atividades artísticas fora da Universidade, e confronta a diversidade e a pluralidade de ideias e perspectivas. Durante o evento de abertura, os artistas expuseram seus trabalhos e interagiram com os participantes, entre estudantes, professores e funcionários, e com a presença do reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Os professores da Escola Politécnica (Poli) que expuseram suas obras foram os professores Ruy Pauletti, Leila Meneghetti e Cleyton de Carvalho Carneiro.

Ruy e Leila, que atuam no Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Poli, apresentaram a escultura “Enneper Butterfly”, composta por dois módulos de membrana tensionada, composta por um tecido de lycra e barras de fibra de vidro ao longo do contorno. Conta o material disponível na exposição que a obra “trata-se de um sistema bending active, no qual a membrana toma a forma de uma superfície minimal de Enneper. O tecido se retesa pela ação das barras, originalmente retas, cuja forma final somente é definida pela interação com a membrana. A escultura, instalada no espaço interior de um tetraedro regular, composto por tubos de aço e conexões esféricas LANIK, foi concebida como protótipo de uma escultura maior, a ser produzida e instalada em Bergamo, Itália, em 2023, numa colaboração com os professores Vittorio Paris (Universidade de Bergamo) e Sigrid Adriaenssens (Universidade de Princeton)”.

O professor Cleyton de Carvalho Carneiro apresentou a narrativa poética com fotografias “USP Santos: beleza oculta por muros”, que fala sobre as barreiras que ocultam o que há de bonito. A partir de fotografias, o Edifício Cesário Bastos, unidade da USP Santos, prédio histórico centenário, volta a ter sua fachada original visível após a remoção de muros.

Confira algumas fotos do evento e da exposição no banco de imagens da Poli no Flickr: https://www.flickr.com/photos/poliusp/albums/72177720307767273

A exposição Todos os Sentidos da Pós estará em cartaz até o dia 12 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os interessados devem agendar a visita pelo e-mail contato-prpg@usp.br. Leia mais.