Professores da Poli-USP recebem medalhas de Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha do Brasil

No dia 17 de abril, o vice-diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Sílvio Ikuyo Nabeta, e o professor José Carlos Mierzwa, do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da poli, foram agraciados com diploma de Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha. A Cerimônia de Premiação ocorreu no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), na Cidade Universitária, e o Prêmio foi concedido em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Engenharia da Marinha do Brasil’, descreveu a diretoria de Engenharia Naval.

A parceria entre a Universidade de São Paulo e a Marinha começou em 1956, quando a Marinha decidiu se associar a uma grande instituição acadêmica civil para conduzir suas pesquisas na área de ciência e tecnologia. Segundo o professor Mierzwa, “essa conexão é fundamental, pois permite que os desenvolvimentos feitos na Escola Politécnica possam ser utilizados para o desenvolvimento tecnológico do Brasil, colaborando com diferentes setores da sociedade’’. O primeiro computador brasileiro, a criação do primeiro curso de Engenharia Naval no Brasil e a criação do curso de Engenharia Nuclear da Poli são alguns frutos do relacionamento entre a Marinha e a USP.

Mierzwa, que teve seus trabalhos reconhecidos pela Marinha, colaborou para a formação do curso de Engenharia Nuclear da Escola, juntamente com outros docentes da Poli, em 2019. Recentemente, também coordenou, por indicação da diretoria, um grupo que propõe a criação de um Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Nuclear.