Pesquisador da Poli-USP recebe o prêmio “Soberania Pela Ciência’’ da Marinha do Brasil

Em cerimônia alusiva ao ‘’Dia da Ciência e Inovação da Marinha’’, pesquisador da Poli é premiado por seu trabalho de doutorado

No dia 26 de abril, em cerimônia alusiva ao ‘’Dia da Ciência e Inovação da Marinha’’, Jésus Anício de Oliveira Neto, pesquisador da Escola Politécnica (Poli) e capitão de corveta (engenheiro naval) da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, conquistou o Prêmio “Soberania pela Ciência’’. Realizado em Brasília, o evento foi marcado pela entrega do Prêmio e pelo lançamento da 34a edição da Revista Pesquisa Naval (RPN). Jésus foi premiado pelo seu trabalho de doutorado “Método Seguro para Transferência Rápida de Barras em Usinas Nucleares’’, com a orientação do professor Giovanni Manassero Junior e com a colaboração do Primeiro-tenente Lucas Soares Gusman.

O trabalho premiado trata de um método seguro para realizar transferência rápida de barras em usinas nucleares. A transferência consiste na comutação rápida de fontes alternadas de energia sem interrupção do fornecimento, e é aplicável principalmente em usinas nucleares. As usinas necessitam de continuidade e disponibilidade de alimentação de energia para garantir o pleno funcionamento dos seus sistemas de segurança nuclear, para evitar acidentes nucleares, como o de Fukushima, no Japão.

“Eu manifestei o interesse de que ele desenvolvesse um tema que estivesse relacionado com o trabalho junto à Marinha e então surgiu a oportunidade de desenvolvermos um trabalho sobre a transferência rápida de barras (TRB) de motores’’, conta o professor Giovanni do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Poli, que é orientador de Doutorado de Jésus.

O Prêmio é oferecido apenas uma vez por ano e tem como propósito reconhecer o melhor trabalho desenvolvido por pesquisadores ou equipes de pesquisa da Marinha do Brasil que tenha prestado relevante serviço para a concretização dos objetivos estratégicos estabelecidos pela Doutrina de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).