FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Nova sala do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli-USP é inaugurada e possibilita novos métodos de Ensino e Aprendizagem

53164452814_cbcfa6663b_o

No dia 25 de agosto de 2023, no prédio da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi inaugurada a nova sala do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) que possibilita o aprendizado e ensino de forma diferenciada. O evento contou com a participação do chefe do departamento, Jaime Sichman, do diretor da Poli, Reinaldo Giudici, docentes e funcionários do PCS e estudantes de graduação e pós-graduação. 

Com uma arquitetura flexível, o espaço possibilita a divisão em duas salas menores, ambiente para atividades em grupo e o oferecimento de aulas remotas e/ou híbridas. Além disso, é possível adicionar novos recursos e melhorias, como sistema de som, novos mobiliários, entre outros.

O projeto, liderado por Sichman, tem o potencial de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas, por meio de atividades individuais e/ou em grupo, além de oferecer novos recursos aos professores. O docente cita a dedicação de diversos professores do PCS ao estudo e aplicação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, como Anarosa Brandão, Bruno Albertini, Fábio Levy Siqueira, Regina Silveira, entre outros.


A sala atualmente conta com as seguintes funcionalidades:

– Paredes na sala podem servir de espaço comum de escrita

– Cadeiras móveis para atividades em grupo

– Duas TVs de 75 polegadas para reproduzir o conteúdo da lousa

– Duas câmeras de alta definição para capturar o conteúdo da lousa e propiciar ensino remoto ou híbrido

– Dois projetores para apresentação de slides e videoconferências

– Microfone para capturar som da sala

Confira todas as fotos neste link

Desta forma, a estrutura dá suporte para novas metodologias de Ensino e Aprendizagem como Problem based learning,  Estudo de casos, Gamificação, Design thinking, Aprendizagem entre pares e/ou times, entre outros.

“O espaço permite também ministrar aulas expositivas convencionais, mas o objetivo principal é prover nossos docentes com funcionalidades que permitam experimentar novas metodologias de ensino-aprendizagem, onde os alunos tenham um papel mais ativo nas atividades de aula”, detalha Sichman. 

O uso do espaço será prioritário para as aulas do curso cooperativo de Engenharia de Computação, notadamente para o terceiro e quarto ano. Outras disciplinas do Departamento oferecidas para grandes turmas do curso de Engenharia Elétrica, como Sistemas Digitais e Algoritmos e Estruturas de Dados para Engenharia Elétrica, também devem utilizá-la. 

Outros docentes do PCS e de outros departamentos da Engenharia Elétrica poderão utilizar o espaço para algumas aulas e eventos específicos caso haja disponibilidade de horário. Os interessados em utilizar devem entrar em contato com a secretaria do departamento, pelo telefone (11) 3091-5583 ou e-mail pcs.secretaria.poli@usp.br.

Print Friendly, PDF & Email