FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Estudantes do ensino médio visitam laboratórios da Poli-USP e aprendem sobre ciência na prática

– Por Yasmin Araújo

Grupo de alunos pôde conhecer equipamentos e pesquisas desenvolvidas em laboratórios da área de engenharia química

Foto: Yasmin Araújo

No último dia 28 de setembro, os laboratórios da Escola Politécnica (Poli) da USP abriram as suas portas para estudantes do ensino médio do colégio Ìtalo Brasileiro. O grupo visitou o Laboratório Dempster de Espectrometria de Massa e o Laboratório de Bioprocessos BELa, localizados no Departamento de Engenharia Química. A visita começou com uma aula ministrada pela pesquisadora Maria Anita Mendes, que apresentou as pesquisas desenvolvidas nos laboratórios e explicou o funcionamento dos equipamentos que eles abrigam.

Foto: Yasmin Araújo

Diante de olhares fascinados da turma, os pesquisadores Maria Anita Mendes,  Meriellen Dias, Franciele Fossaluza e Enrique Rozas expuseram a ciência de uma maneira acessível. Dentre as atividades, foram apresentadas aos alunos as chamadas Placas de Petri, instrumentos que fazem parte do dia-a-dia dos laboratórios e são utilizadas para cultivar bactérias e outros microorganismos. Algumas placas foram disponibilizadas para a turma e recolhidas com os microrganismos coletados para serem submetidas a análises posteriormente. 

Maria Anita Mendes celebra a visita como um meio de despertar o interesse dos estudantes, contribuindo para complementar o aprendizado dentro de sala de aula.

“Atividades como esta são importantes pois são fonte de enriquecimento, colocam os alunos em contato direto com o meio científico e permite que eles verifiquem a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, avanços em tecnologia, métodos de aprendizado, e outras coisas que tornam a rotina nas escolas mais produtivas e interessantes”.  

O que foi reforçado pelos alunos Luma Ferreira e Gabriel Melo. Enquanto para Luma o mais curioso foi ver como os pesquisadores e pesquisadoras separavam os gases, para Gabriel foi poder ver de perto grandes equipamentos que são realmente utilizados em pesquisas e grandes feitos dos pesquisadores/ profissionais que trabalham na área.

Foto: Yasmin Araújo

O que foi reforçado pelos alunos Luma Ferreira e Gabriel Melo. Enquanto para Luma o mais curioso foi ver como os pesquisadores e pesquisadoras separavam os gases, para Gabriel foi poder ver de perto grandes equipamentos que são realmente utilizados em pesquisas e grandes feitos dos pesquisadores/profissionais que trabalham na área.

A Ciência, o conhecimento e o futuro do planeta

O professor Rogério Cosmo, que acompanhava a turma na ocasião, levanta a importância de fortalecer o laço entre a escola e a Universidade e os valorosos frutos que podem surgir desta união. “Essa parceria pode promover a construção dos espaços de democratização do conhecimento que vão ao encontro das necessidades de ambas instituições”, elucida o professor. 

 

“Ninguém valoriza aquilo que não conhece”

Maria Anita ainda ressalta a necessidade de expandir o trabalho científico e impulsionar a valorização dos pesquisadores e da pesquisa como um elemento central do desenvolvimento da universidade, do País e do planeta. “A pesquisa científica, o pesquisador/cientista ainda são muito desvalorizados no País. Cabe a nós, cientistas, mostrarmos que o nosso trabalho é importante, que o futuro e o desenvolvimento do planeta depende muito da ciência. É comum reclamarmos que a ciência não é valorizada, mas o que estamos fazendo para mudar isso? Chegou a hora de divulgar tudo isso para a população, ninguém valoriza aquilo que não conhece”. 

Print Friendly, PDF & Email