Estudantes do ensino médio visitam laboratórios da Poli-USP e aprendem sobre ciência na prática
– Por Yasmin Araújo
Grupo de alunos pôde conhecer equipamentos e pesquisas desenvolvidas em laboratórios da área de engenharia química
No último dia 28 de setembro, os laboratórios da Escola Politécnica (Poli) da USP abriram as suas portas para estudantes do ensino médio do colégio Ìtalo Brasileiro. O grupo visitou o Laboratório Dempster de Espectrometria de Massa e o Laboratório de Bioprocessos BELa, localizados no Departamento de Engenharia Química. A visita começou com uma aula ministrada pela pesquisadora Maria Anita Mendes, que apresentou as pesquisas desenvolvidas nos laboratórios e explicou o funcionamento dos equipamentos que eles abrigam.
Diante de olhares fascinados da turma, os pesquisadores Maria Anita Mendes, Meriellen Dias, Franciele Fossaluza e Enrique Rozas expuseram a ciência de uma maneira acessível. Dentre as atividades, foram apresentadas aos alunos as chamadas Placas de Petri, instrumentos que fazem parte do dia-a-dia dos laboratórios e são utilizadas para cultivar bactérias e outros microorganismos. Algumas placas foram disponibilizadas para a turma e recolhidas com os microrganismos coletados para serem submetidas a análises posteriormente.
Maria Anita Mendes celebra a visita como um meio de despertar o interesse dos estudantes, contribuindo para complementar o aprendizado dentro de sala de aula.
“Atividades como esta são importantes pois são fonte de enriquecimento, colocam os alunos em contato direto com o meio científico e permite que eles verifiquem a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, avanços em tecnologia, métodos de aprendizado, e outras coisas que tornam a rotina nas escolas mais produtivas e interessantes”.
O que foi reforçado pelos alunos Luma Ferreira e Gabriel Melo. Enquanto para Luma o mais curioso foi ver como os pesquisadores e pesquisadoras separavam os gases, para Gabriel foi poder ver de perto grandes equipamentos que são realmente utilizados em pesquisas e grandes feitos dos pesquisadores/ profissionais que trabalham na área.
O que foi reforçado pelos alunos Luma Ferreira e Gabriel Melo. Enquanto para Luma o mais curioso foi ver como os pesquisadores e pesquisadoras separavam os gases, para Gabriel foi poder ver de perto grandes equipamentos que são realmente utilizados em pesquisas e grandes feitos dos pesquisadores/profissionais que trabalham na área.
A Ciência, o conhecimento e o futuro do planeta
O professor Rogério Cosmo, que acompanhava a turma na ocasião, levanta a importância de fortalecer o laço entre a escola e a Universidade e os valorosos frutos que podem surgir desta união. “Essa parceria pode promover a construção dos espaços de democratização do conhecimento que vão ao encontro das necessidades de ambas instituições”, elucida o professor.
“Ninguém valoriza aquilo que não conhece”
Maria Anita ainda ressalta a necessidade de expandir o trabalho científico e impulsionar a valorização dos pesquisadores e da pesquisa como um elemento central do desenvolvimento da universidade, do País e do planeta. “A pesquisa científica, o pesquisador/cientista ainda são muito desvalorizados no País. Cabe a nós, cientistas, mostrarmos que o nosso trabalho é importante, que o futuro e o desenvolvimento do planeta depende muito da ciência. É comum reclamarmos que a ciência não é valorizada, mas o que estamos fazendo para mudar isso? Chegou a hora de divulgar tudo isso para a população, ninguém valoriza aquilo que não conhece”.