FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Poliben: crianças em idade escolar participam de evento da Poli-USP para brincar e aprender

No último dia 7 de outubro, a Escola Politécnica (Poli) da USP sediou a 9° edição do Poliben, uma iniciativa da Poli Social e de 18 institutos da USP para motivar um grupo de 50 crianças da Escola Estadual Alfredo Paulino em vulnerabilidade a conhecerem e explorarem a Universidade. O evento, que este ano foi organizado com a organização não governamental Mãos pela Educação, contou com uma série de atividades na área de exatas, humanas e biológicas, pensadas de forma a incentivar as crianças a participarem de forma ativa. A programação contou com peças de teatro, lançamento de foguetes em miniatura, mini-aulas de nutrição, cimento e outras atividades que combinaram ludicidade e aprendizado. 

Matheus, integrante do grupo de extensão Concreto Poli, celebra a iniciativa como uma importante oportunidade para as crianças serem imersas em um ambiente rico em conhecimento e para a quebra de estereótipos.

 “Um evento como este é fundamental, principalmente para as meninas. Nós temos uma cultura na Poli de receber muitos meninos, muito devido a um estereótipo da engenharia ser uma área masculina, mas temos mostrado que as meninas também têm muita capacidade. É cativante ver as crianças sendo incentivadas em uma área cheia de conhecimento, ciência e tecnologia”. 

Maria Fernanda, organizadora do Poliben, enxerga o evento como uma oportunidade das crianças olharem para a universidade como um espaço cheio de possibilidades “Acredito que com iniciativas como essas, as crianças guardam em sua memória a lembrança de um dia feliz dentro de um espaço acadêmico, e tenho a esperança de que seja plantada uma sementinha desse universo na vida delas.

Print Friendly, PDF & Email