Estudantes da USP apresentam propostas de startups em visita à bolsa de valores B3

Na última terça-feira, 3 de outubro, estudantes da USP foram recebidos na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, uma das instituições parceiras da disciplina optativa de Empreendedorismo e Inovação oferecida na Escola Politécnica. A visita foi promovida pela B3 como uma premiação para os  que apresentaram suas propostas de startup como trabalho final da disciplina. Além da premiação, um objetivo foi a B3 se apresentar para estes alunos como uma opção de carreira e conhecer mais profundamente estes talentos.

“A disciplina (PMI 3817) proporciona aos alunos da Poli a oportunidade de se aproximar do mercado e de instituições de referência como a B3, a Bolsa do Brasil”, explica um dos coordenadores, o professor da Poli, Giorgio de Tomi, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. Antonio Rafael Namur Muscat, que também é responsável pela disciplina oferecida nos primeiros semestres a todos os alunos da USP, destaca que a disciplina, “além da aproximação com entidades do mercado, também propicia a experiência de conviver com os mentores que apoiam a disciplina, os quais são profissionais com grande experiência em gestão e em cargos executivos junto às maiores empresas do País.”

Para a PoliStart, aceleradora de startups e parceira que apoia com o conteúdo da disciplina, “foi uma oportunidade de permitir os alunos praticarem um “pitch” fora do ambiente acadêmico”, detalha o politécnico Rubens Approbato. Sobre os aprendizados dos alunos, o politécnico destaca que eles foram apresentados ao funcionamento da Bolsa de Valores e a sua história, e tiveram a oportunidade de colocarem em prática um pouco do que aprenderam, se posicionarem como empreendedores  perante o mercado, além de expandir os relacionamentos fora da Universidade, “o que será muito importante quando saírem da Poli, além de abrir portas para um estágio ou outro tipo de relação experiência direta com a B3. Hoje 50% das posições da B3 são ligadas a tecnologia”.

O time de Atração e Seleção da B3, atuando na frente de Relacionamento com Universidades, ressaltou ter muito orgulho em estar entre os patrocinadores desta matéria que aborda um tema tão relevante nos dias atuais, o empreendedorismo. “Vivemos em um momento em que a capacidade de identificar oportunidades, criar soluções inovadoras e assumir riscos calculados é fundamental para o desenvolvimento  de empresas e indivíduos, e poder colaborar no desenvolvimento dos alunos e na criação de novas startups com soluções tão inovadoras e disruptivas, é incrível”.

Conheça o depoimento dos alunos que participaram da visita à B3: