FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Projeto Poli Retribua promove aulas de reforço para alunos da Poli

8db84a06-a212-4f38-882d-2674918a8fd8

No dia 10 de outubro, o Poli Retribua, um programa de bolsas e mentoria ligado à Associação de Engenheiros Politécnicos (AEP), iniciou o oferecimento de aulas de reforço aos alunos cadastrados no Programa, com o objetivo de fortalecer conteúdos base para o estudo de matérias de engenharia. “Conversei com os alunos e o comum é a dificuldade com a matemática, que por sua vez, prejudica o desempenho em outras disciplinas, como física. Muitos alunos tiveram aprovação nas escolas sem ter tido a aula. Vamos tentar complementar o que eles não tiveram no ensino médio na área de matemática”, afirma Lino Afonso de André, coordenador do Poli Retribua. 

As aulas são destinadas aos alunos cadastrados no Programa que estão com dificuldades em Cálculo e Álgebra Linear. Presencialmente, na sala de aula, são reproduzidas as aulas do Cursinho da Poli, no modelo EAD, pagas pelo Poli Retribua. O cursinho também fornece o material didático, que conta com lista de exercícios e apostilas. Professores da Poli, Instituto de Matemática e Estatística (IME) e monitores estarão presentes. Todos participam de forma voluntária e gratuita, auxiliando com dúvidas e na resolução de exercícios. 

Ao todo, serão 12 aulas presenciais, realizadas nas instalações da AEP, sendo que sete delas ocorrerão até o final de 2023, e as demais em março de 2024. O projeto é financiado com recursos do próprio Programa, e auxiliará 34 alunos previamente inscritos. 

Além dessa iniciativa, o Poli Retribua fornece mentorias e bolsas de permanência para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica do primeiro e segundo ano. “Nosso primeiro objetivo é evitar a evasão escolar nos anos iniciais, para isso fornecemos bolsas. E no final da graduação, queremos que entrem de forma competitiva no mercado de trabalho”. 

O Programa, coordenado por egressos da Poli, também oferece palestras, rodas de conversa, apoio psicopedagógico e atendimento de saúde primária. Já as mentorias são pensadas não só para auxiliar no desenvolvimento acadêmico, mas também para contribuir com o acolhimento e pertencimento do aluno na Poli. “A ideia é que o mentor acompanhe o mentorando durante todo o período universitário”.

As inscrições para ser um mentor em 2024 já estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário no link. 

Conheça mais do programa no site do Poli Retribua.

Print Friendly, PDF & Email