FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

"O Paideia pensa a educação dos jovens para a construção de um novo Brasil”: programa voltado para a capacitação de jovens em cidadania e computação forma turma em cerimônia realizada na Poli-USP

– Por Yasmin Araújo

Dez de novembro foi um dia especial para a turma de microinformática, computação e cidadania do Paideia. Após um ano de intensa dedicação aos estudos, os estudantes se formaram em uma cerimônia no Auditório Francisco Romeu Landi, da Escola Politécnica da USP. 

Voltado para a capacitação de jovens de baixa renda, entre 16 e 20 anos, matriculados nos 2° e 3° ano ou com ensino médio concluído, o Paideia é uma iniciativa do Laboratório de Sustentabilidade (Lassu), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, e é  subsidiado com o patrocínio da ReUrbi, uma empresa de logística reversa, e da Foursys, do segmento do Digital Business. Um dos objetivos é aumentar a empregabilidade desses jovens no mercado de trabalho, capacitando-os a atuarem na área de informática e desenvolvimento de software.

Na cerimônia, na qual estavam presentes, além dos estudantes e seus familiares, os professores colaboradores e especialistas da projeto, foram entregues aos estudantes o certificado de conclusão do programa.  

“A gente não modifica o país sem educação”

A professora Tereza Cristina Mello de Brito Carvalho, professora do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, e coordenadora do projeto ressalta a importância da valorização da educação como uma ferramenta de transformação social.  “Quando criado, a premissa do Paideia foi pensar a educação dos jovens para construção de um novo Brasil. A gente não modifica o país sem educação, ela é a base para uma sociedade mais sustentável e mais digna para as muitas realidades e Brasis que existem. É uma alegria ter essa formatura e poder verificar os passos e a evolução de cada estudante”, celebra ela.

“O curso me proporcionou um mundo de conhecimento e oportunidade que eu jamais poderia ter imaginado. Desde de o momento que iniciei neste ambiente de aprendizado, fui imersa em um universo repleto de desafios e crescimento”, assinala a estudante Tainá Nascimento.

Conheça mais a respeito do Programa Paideia.

Print Friendly, PDF & Email