FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Poli Cidadã realiza 6ª edição da Oficina de Brinquedos

Durante o sábado, dia 25 de novembro de 2023, o Poli Cidadã, em parceria com o Centro Acadêmico de Mecânica e Mecatrônica (CAM), promoveu a 6ª edição da Oficina de Brinquedos. O evento busca aproximar crianças e jovens de escolas públicas, das engenharias por meio de atividades lúdicas, no caso, a construção de um guindaste hidráulico. 

Na Escola Politécnica, já com uma camiseta temática do evento, as crianças e monitores se apresentam: “Qual seu nome, escola e desenho favorito?”. Depois são apresentadas as diferentes engenharias e atividades da Poli, e então são direcionados às atividades práticas.

Ao longo do dia, já de jaleco, óculos de proteção e luvas, as crianças constroem o brinquedo com o auxílio de monitores voluntários, estudantes de graduação da USP. Participaram da atividade 27 estudantes, da Escola Estadual Prof. Emygdio de Barros, EMEF Júlio Mesquita  e E.E Samuel Klabin. 

“Eu queria agradecer a todos que participaram dessa oficina, tanto monitores quanto organização. Acreditem se quiser, mas eu não tenho medo de esconder que os dias de oficinas são os dias mais felizes do ano pra mim. O objetivo disso aqui é mais que incentivar vocês a uma carreira na engenharia. Pra mim, o real objetivo da oficina é mostrar pra vocês que é possível. Eu vim de escola pública e sei como é o ensino e as dificuldades. Quando vocês pensarem em desistir, não desistam. Quando vocês acharem difícil uma ETEC, um SENAI, não desistam. Quando vocês acharem que não dá pra fazer uma Fuvest ou um Enem, não desistam. Eu sou prova viva de que dá pra sair daquele lugar e estar na Poli ou em qualquer faculdade que vocês quiserem”, discursa Gustavo Xavier Sena, monitor e organizador, ao final da Oficina de Brinquedos. 

Além da aproximação com o conhecimento técnico, a oficina busca apresentar a Universidade. As crianças também saem da sala para almoçarem no Restaurante Universitário (bandejão). 

Confira as fotos do evento no Flickr da Poli

Print Friendly, PDF & Email