Cientista faz sua pesquisa no Google? Bibliotecária da Divisão de Biblioteca da Poli-USP mostra como e onde buscar recursos informacionais

A palestra “Fontes de Informação para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos” é oferecida sob demanda para pesquisadores da Unidade

A Divisão de Biblioteca da Poli promove, sob demanda, a palestra “Fontes de Informação para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos”, um treinamento no uso dos recursos informacionais disponíveis para elaboração de trabalhos acadêmicos.

O principal objetivo é oferecer ferramentas que facilitem a realização de um trabalho acadêmico, em qualquer grau. “Conhecer esses recursos, normalmente desconhecidos pelos alunos de graduação e pós-graduação, os ajuda muito no desenvolvimento e  elaboração do trabalho acadêmico”, explica Maria Aparecida Gabriel, bibliotecária responsável pelos treinamentos oferecidos.

Assim, são apresentados recursos e serviços oferecidos pelas bibliotecas da USP através da ABCD USP – Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, e dá informações importantes. Confira algumas dicas abaixo:

• Construir e manter um plano de gestão de dados (PGD)

Um pesquisador deve gerenciar os dados de sua pesquisa: que dados coletar, como descrevê-los, como assegurar sua qualidade, o que armazenar, por quanto tempo, como torná-los acessíveis em longo prazo. É recomendado elaborar um Plano de Gestão de Dados de Pesquisa e escolher um Repositório para mantê-los.

A partir de 2018, a FAPESP passou a exigir, nos critérios de avaliação de pedidos de auxílios, o plano de gestão de dados como parte do projeto de pesquisa, esse plano é um dos pilares da ciência aberta, que é um movimento que representa a abertura do processo da produção do conhecimento desde os dados gerados e/ou coletados na pesquisa até a publicação. Na ciência aberta, esses dados podem ser acessados, utilizados e compartilhados, sujeito à exigência de atribuição à fonte original.

• Ter uma identificação do pesquisador (ORCID)

O ORCiD é um identificador internacional gratuito  que distingue um acadêmico/pesquisador de outro, resolve o problema da ambiguidade e padroniza o nome  do autor. Após o registro, o usuário inclui informações sobre sua biografia, formação, emprego, financiamentos e produção acadêmica e científica, compondo um currículo digital.

Além disso, as informações profissionais disponibilizadas podem ser acessadas por , editoras de revistas e agências de fomento, aumentando a visibilidade e a possibilidade de colaboração nacional/internacional.

• Conhecer as Agências e oportunidades de financiamento

É recomendado explorar o site da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD USP). Na página “espaço do pesquisador” é possível encontrar uma aba sobre agências e oportunidades de financiamento

O treinamento mostra como avaliar e escolher fontes de informação, o movimento do acesso aberto, como fazer uma citação e outros tópicos.

• Verificar plágio – Turnitin

Através da ferramenta Turnitin é possível obter relatório de similaridade do texto.

Para Maria Aparecida, conhecer os recursos informacionais e ferramentas disponíveis, torna o aluno mais independente ao fazer uma pesquisa, não se limitando ao material indicado pelo professor. Também pode identificar diversas linhas de pesquisa, o que possibilita  encontrar autores nacionais e/ou internacionais cujo interesse é o mesmo que o seu, que podem ser contatados através do e-mail disponibilizado no trabalho.

O treinamento “Fontes de Informação para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos” pode ser apresentado e adaptado a alunos de graduação e pós-graduação de acordo com a necessidade de cada público, bastando entrar em contato com a Divisão de Biblioteca, pelos seguintes canais: biblioteca.poli@usp.br, delivery.poli@usp.br ou Whatsapp 11 94224 5278.

Serviços oferecidos pela Divisão de Biblioteca da Poli-USP:

• Orientação para uso das Bibliotecas;
  • Treinamento para localização de acervos pelo DEDALUS e Portal de Busca Integrada;
  • Orientação para elaboração de trabalhos acadêmicos;
  • Pesquisas bibliográficas em bases de dados;
  • Localização e obtenção de cópias de documentos de acervos de outras instituições nacionais e internacionais;
  • Empréstimo entre Bibliotecas nacional e internacional;
  • Definição do assunto para elaboração da catalogação na publicação (ficha catalográfica);
  • Orientação na normalização de referências bibliográficas (ABNT)