FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Organizado pelas professoras Tereza Cristina Carvalho, do Departamento de Engenharia de Computação e sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica da USP, e Sylmara Dias, do Curso de Gestão Ambiental da Escola de Arte, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, o livro “Sustentabilidade: conexões entre o indivíduo, a cidade e o planeta” foi lançado nesta quarta-feira, 13 de dezembro, no Auditório Francisco Romeu Landi. A obra discute diferentes perspectivas do tema da sustentabilidade e contou com a participação de pesquisadores da USP e de outras universidades que fizeram parte do grupo de 13 autores e desenvolvedores do projeto.  

Aconteceram também mesas de debate e sessões de perguntas junto ao público. O diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, e o chefe do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, Jaime Sichman, também prestigiaram o evento. A professora Tereza Cristina ressaltou, em sua fala de abertura, o perfil altamente colaborativo da obra, que começou a ser desenvolvida no início da pandemia de covid-19. “Foi uma troca de experiência incrível que resultou em uma obra de sete capítulos”. 

“A interação foi realmente incrível, fazíamos reuniões semanais na pandemia. Esse livro pretende dar uma visão geral do tema da sustentabilidade, falando sobre as suas conexões e desdobramentos. Partimos de conceitos bem básicos, como explicar “O que é a sustentabilidade?”, complementa a professora Sylmara.

Um dos diferenciais da obra é a linguagem, que se propõe a ser acessível e tenta estabelecer laços com a população mais jovem. 

O projeto ganha forma a partir da parceria do Laboratório de Sustentabilidade – Lassu, do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, além da Poli-USP, EACH e da própria USP. 

O livro já está disponível e pode ser acessado  por este link.

 

Print Friendly, PDF & Email