Professor da Poli-USP ministra curso “Inverse Problems for Mechanical Systems” no International Centre for Mechanical Sciences na Itália

Alexandre Kawano, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP irá ministrar e coordenar o curso “Inverse Problems for Mechanical Problems Systems: methods, simulations and experiments” no Centre for Mechanical Sciences (CISM), na Itália, uma instituição de alto reconhecimento na área da engenharia.

Conheça o escopo do curso:

Problemas inversos surgem em diversos campos da ciência e tecnologia aplicadas. Exemplos são a identificação de propriedades materiais ou geométricas desconhecidas, a detecção de danos em sistemas mecânicos ou a identificação de fatores ocultos que influenciam o comportamento de um sistema. Problemas inversos apresentam desafios matemáticos únicos, frequentemente desafiando abordagens convencionais de resolução de problemas. Lidar com esses desafios requer uma abordagem multidisciplinar, recorrendo a diversos métodos matemáticos.

O curso explorará os avanços recentes no enfrentamento de problemas inversos em sistemas mecânicos. Os tópicos incluirão técnicas avançadas para detecção de danos, métodos dinâmicos para refinamento de modelos e controle de vibração, técnicas de imagem inovadoras e a aplicação de abordagens probabilísticas e de aprendizado profundo. Direcionado a estudantes de doutorado e pesquisadores em engenharia civil e mecânica, física matemática e matemática aplicada, o curso busca equipar os participantes com os fundamentos teóricos, ferramentas matemáticas, técnicas computacionais e insights experimentais necessários para navegar pelas complexidades da resolução de problemas inversos, incluindo abordagens emergentes como o aprendizado profundo probabilístico.

Leia a descrição do curso na íntegra aqui

O curso será ministrado por seis docentes: Alexandre Kawano (Universidade de São Paulo) e Antonino Morassi (University of Udine), que também coordenam o curso, John Mottershead (The University of Liverpool), Sifeng Bi (Strathclyde University), Efim Shifrin (Russian Academy of Sciences IPMech RAS) e Mourad Sini – Radon (Institute for Computational and Applied Mathematics).

O curso terá duração de cinco dias com início no dia 15 e fim no dia 19 de julho e será oferecido nas modalidades presencial e on-line.

Para informações detalhadas, acesse a página do CISM.

Conheça o Centre for Mechanical Sciences (CISM), instituição de excelência