Cerimônia com ex-diretores inaugura quadro de assentamentos de oficiais-alunos graduados em engenharia

No dia 18 de janeiro de 2024, em cerimônia realizada no Salão Nobre foi realizada a Cerimônia de descerramento do quadro de assentamentos dos Oficiais-Alunos graduados em Engenharia adidos ao CCEMSP.
O trabalho é fruto de uma intensa pesquisa coordenada pelo Vice-Almirante (RM1-EN) Francisco Roberto Portella Deiana junto à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e diversas autoridades da Marinha, dentre elas Almirantes e ex-diretores do CCEMSP.
O evento contou com a presença do V.Alte (RM1-EN) Deiana, os ex-diretores: Capitão de Mar e Guerra (Refº – EN) Carlos Rodrigues Pereira Belchior, Capitão de Mar e Guerra (Refº – EN) Jorge Pinheiro da Costa Veiga, Capitão de Mar e Guerra (Refº – EN) Álvaro José de Almeida Calegare e Capitão de Mar e Guerra (Refº – EN) Adherbal Caminada Netto; do Diretor da EPUSP, Prof. Dr. Reinaldo Giudici; além de representantes da última turma graduada em Engenharia na Poli-USP.

CERIMÔNIA COM EX-DIRETORES INAUGURA QUADRO DE ASSENTAMENTOS DE OFICIAIS-ALUNOS GRADUADOS EM ENGENHARIA

No último dia 18 de janeiro, em cerimônia formal realizada no Salão Nobre do CCEMSP (Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo), presidida pelo Vice-Almirante (RM1-EM) Franscico Roberto Portella Deiana e pelo professor Reinaldo Giudici, Diretor da Escola Politécnica USP, diante de alguns notáveis ex- diretores presentes no hall dedicado, o Diretor, CMG EN Rafael González, promoveu a inauguração do Quadro de Assentamento dos Oficiais-Alunos, graduados em engenharia enquanto ligados a essa Organização Militar, a partir de 1962.

“Após intensos trabalhos de uma ampla pesquisa e organização de dados sobre o protótipo montado por ocasião dos preparativos do 66o aniversário de criação, em agosto de 2022, obteve-se, com primor e relevante marco histórico que levou à inauguração oficial do Quadro de Assentamentos de Oficiais-Alunos Graduados em Engenharia, enquanto ligados ao CCEMSP, permitindo uma recuperação de parte significativa da história da Organização Militar, aplicável ainda ao Corpo de Engenheiros da Marinha”, detalhou o Capitão de Mar e Guerra, Rafael González.

Na ocasião, o seguinte trecho do artigo de autoria do Almirante Deiana, que descreve a origem da formação dos Oficiais Engenheiros (EN) da Marinha do Brasil, foi lido como parte da Ordem do Dia do Diretor. “A primeira turma de Oficiais da Marinha Brasileira matriculou-se no 3o ano do curso, em 1957. Conforme (…) diretrizes da Alta Administração Naval, à época, os oficiais se matriculavam no 3º ano, cursando todas as disciplinas daquele período escolar; no ano seguinte, ou cursavam o 1º semestre do 4o ano, ou eram matriculados em disciplinas especiais (não faziam o 4o ano), com duração de cerca de seis meses. Após esse período de cerca de dezoito meses, todos eram movimentados para o Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos da América, com vistas a realizarem o curso de Mestrado (Master) e o Engineer (…) Em 1963, já sob nova diretriz, matriculou-se no 3o ano do curso de Engenharia Naval da Escola Politécnica aquela que seria a primeira turma de Oficiais da MB que viria a cursar integralmente o curso na Escola Politécnica. Essa turma graduou-se em 1965(…)”.

Foi dedicado especial agradecimento ao Almirante Deiana, pela dedicação de seu inestimado tempo a uma pesquisa minuciosa e incansável abrangendo os formandos no período de 1959 a 1990, junto aos acervos da Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), mormente à documentação da primeira década de vigência do Convênio, e, de forma decisiva, diretamente junto à colaboração de Oficiais que vivenciaram, pertencentes às turmas em assentamento das primeiras duas décadas (ou delas contemporâneos), em especial, do Vice-Almirante (EN) Elcio de Sá Freitas.

O Quadro traz informações do ano indicado para cada turma representando o ano em que se cursou o 5o ano, não sendo, necessariamente, o ano em que a turma colou grau, o que, dependendo da turma, pode ter ocorrido somente no início do ano seguinte. Ainda os Oficiais assinalados com (M), ou duas ou três estrelas e/ou com (D), representam respectivamente: a transferência ao Quadro de Professores por concurso ao Magistério (extinto na segunda metade da década de 1980; a conquista ao posto de Contra- Almirante ou de Vice-Almirante; e foram diretores do Escritório Técnico de Construção Naval em São Paulo (ETCN-SP) ou, a partir de 1995, do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo (CCEMSP).

Participaram do evento, os ex-Diretores, CMG (Refo- EN) Carlos Rodrigues Pereira Belchior, CMG (Refo -EN) Jorge Pinheiro da Costa Veiga, CMG (Refo -EN) Álvaro José de Almeida Calegare e CMG (Refo -EN) Adherbal Caminada Neto; a Sra. Enaége Dalan Sant’Ana, Chefe de Gabinete da Direção da EPUSP, e uma representação de Oficiais-Alunos, alguns dos quais colaram grau no dia anterior.