A estação Tiradentes da linha 1-Azul do Metrô foi originalmente batizada de Politécnica

Com informações de Eduardo Paulino, no Portal Mobilidade Sampa

Com 23 estações e 20 km de extensão, a linha 1-Azul do metrô é a mais antiga rota metroviária de São Paulo. Com a Lei Municipal nº 6.988, de 26 de dezembro de 1966, foi aprovada a criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, que foi realmente fundada dois anos depois, em 1968. Assim, nesse período iniciaram-se, na Avenida Jabaquara, as obras da Linha Norte-Sul, atual linha 1-Azul.

Porém, apenas em 14 de setembro de 1974, o metrô foi aberto ao público. Inicialmente a rota tinha 6,4 km de extensão e contava com as estações Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Conceição e Jabaquara. No ano seguinte, mais paradas foram inauguradas, entre elas a Tiradentes, originalmente batizada de Politécnica.

A estação que levava o nome da escola de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) foi a última a ser projetada, a partir de uma alteração na planta do metrô. O plano metroviário inicial incluía a implementação das paradas Senador Queirós, Luz e Ponte Pequena, porém, com a eliminação da primeira estação, a Linha Norte–Sul sofreu uma reestruturação.

A parada Luz foi realocada 250 metros ao sul da sua posição original (inicialmente prevista para ser edificada em frente à Pinacoteca) e uma nova estação entre a Luz e a Ponte Pequena, designada Politécnica, foi construída. Tal nome foi escolhido devido à proximidade entre a parada e a Escola Politécnica (Poli), na época localizada no centro de São Paulo.

Contudo, em 1973, antes da inauguração da estação, com a transferência da Poli para a Cidade Universitária, a parada foi renomeada Tiradentes, devido à famosa avenida de mesma designação. Assim, em 26 de setembro de 1975, foi aberta no bairro do Bom Retiro a estação Tiradentes.

Foto: Dornicke/Own work/Public Domain