Será demonstrada à imprensa plataforma capaz de abrir caminho para inibir a comercialização ilegal de ouro.

A vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Arminda do Nascimento Arruda, e o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, assinarão acordo de cooperação nesta 5ª feira (18/05), às 15h, na USP.

Após a solenidade haverá entrevista coletiva à imprensa.

Um dos objetivos das duas instituições é unir esforços para ampliarem os recursos tecnológicos, pesquisas e demais estudos voltados a apoiar o combate à comercialização de ouro proveniente do garimpo ilegal no Brasil.

Grande parte da produção de ouro do país apresenta índices de ilegalidade. De 2015 a 2020, cerca de 50% do ouro comercializado – ou 229 toneladas – encontrava-se nesta situação (fonte – Instituto Escolhas). O garimpo ilegal expandiu sua atuação em terras indígenas em 5 vezes e em 3 vezes nas áreas de conservação, desde 2010. “O Brasil perde imensos valores em termos de evasão fiscal e também em divisas, já que parte do ouro ilegal é exportada, além de sofrer as consequências das atividades criminosas originadas pelo garimpo ilegal, tragédias humanitárias e ambientais”, diz Raul Jungmann.

Haverá apresentação à imprensa da plataforma para rastrear origem do ouro

O NAP.Mineração (Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da USP) irá apresentar para a imprensa a ‘Plataforma de Compra Responsável de Ouro’, que passa a contar com apoio do IBRAM para ter suas funcionalidades expandidas, assim como seu acesso à sociedade e ao governo. Este sistema permite identificar se o ouro comercializado provém de fontes legalizadas. Foi desenvolvido com apoio do WWF Brasil e do Instituto Igarapé.

O acordo USP-IBRAM também prevê outras ações, que serão detalhadas na entrevista coletiva pelos dois dirigentes.

DATA: 5ª feira (18/5)         HORA: 15h00

LOCAL: Gabinete da Vice-Reitoria da USP – Rua da Reitoria, 374, 7º andar – Salão de Atos

Contatos para imprensa:

imprensapoli@usp.br