Fonte: https://www.aguia.usp.br/noticias/coalition-s-lanca-declaracao-sobre-acesso-aberto-para-livros-academicos/

Livros acadêmicos – definidos aqui para incluir monografias, capítulos de livros, coleções editadas, edições críticas e outras obras extensas – são um importante modo de publicação para estudiosos, especialmente nas Ciências Sociais e Humanas. Esta é uma tradução livre com algumas informações adicionais da matéria original publicada no Blog Infodocket intitulada cOAlition S Releases Statement on “Open Access for Academic Books” [1].

Vários estudos apontaram os benefícios da publicação de livros em Acesso Aberto (OA). Em 2019, a Science Europe publicou cinco princípios para OA para livros acadêmicos e recomendações para seis tipos de interessados ​​em pesquisa. A Springer Nature mostrou recentemente que os livros OA recebem 2,4 vezes mais citações e são baixados 10 vezes mais do que os livros não OA .

O Princípio 7 do Plano S reconheceu que o cronograma para alcançar o Acesso Aberto para livros requer um processo devido separado. O Guia de Implementação especificou que “ até o final de 2021, uma declaração sobre os princípios do Plano S seria emitida conforme eles se aplicam a monografias e capítulos de livros, juntamente com o guia de implementação relacionado ”.

Desde que os princípios do Plano S para artigos de pesquisa foram publicados, muitos financiadores da cOAlição S desenvolveram suas próprias políticas de acesso aberto em torno de livros acadêmicos. (Para uma visão geral dos financiadores da cOAlição S com uma política de livros OA existente, consulte o Anexo A  [2]. Em elementos críticos, como embargos e licenças, as políticas das organizações da cOAlition S já convergiram. A maioria dos financiadores da cOAlition S adotou ou aconselhou licenças CC, e os embargos variam entre 0 e 12 meses.

cOAlition S reconhece que a publicação de livros acadêmicos é muito diferente da publicação de periódicos. Nosso compromisso é progredir em direção ao acesso aberto total para livros acadêmicos o mais rápido possível, no entendimento de que os padrões e modelos de financiamento podem precisar de mais tempo para se desenvolver. Em vez de decretar uma política uniforme sobre livros OA, decidimos formular um conjunto de recomendações sobre livros acadêmicos – em linha com os princípios do Plano S – que todas as organizações da cOAlition S buscarão adotar dentro de suas próprias atribuições e jurisdições [2].

Recomendações

  • Todos os livros acadêmicos baseados em pesquisas originais que foram diretamente apoiadas com financiamento de organizações da cOAlition S devem ser disponibilizados em acesso aberto na publicação.
  • Os autores ou suas instituições devem reter direitos de propriedade intelectual suficientes para tornar seus livros acadêmicos OA disponíveis e permitir sua reutilização.
  • Os livros acadêmicos devem ser publicados em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
  • Quaisquer períodos de embargo em livros acadêmicos devem ser tão curtos quanto possível e nunca exceder 12 meses.
  • Os financiadores da cOAlição S devem apoiar financeiramente o Acesso Aberto a livros acadêmicos por meio de seus esquemas de financiamento e modelos de negócios de publicação de acesso aberto por meio de acordos específicos. [2]

== REFERÊNCIAS ==

[1] PRICE,Gary. cOAlition S Releases Statement on “Open Access for Academic Books” Infodocket,  1 Sept. 2021. Disponível em: https://www.infodocket.com/2021/09/02/coalition-s-releases-statement-on-open-access-for-academic-books/ Acesso em: 1 set. 2021.

[2] PLAN S. cOAlition S statement on Open Access for academic books. 2 Sept. 2021. Disponível em: https://www.coalition-s.org/coalition-s-statement-on-open-access-for-academic-books/ Acesso em: 1 set. 2021.