Como empresa criada por engenheiros politécnicos
busca transformar a ortodontia brasileira

Smiller, healthtech no ramo de alinhadores ortodônticos transparentes, surge com o intuito de

democratizar o tratamento com aparelhos invisíveis e modernizar a ortodontia no país

Os quatro sócios da Smiller: Thales Platon, Rider Brito, Lucas Queiro e Gustavo Ingegneri [Imagem: acervo pessoal]

Fundada em 2020 pelos engenheiros Gustavo Ingegneri, Rider Brito, Thales Platon e Lucas Queiro, a Smiller nasceu com o propósito de se tornar a parceira dos dentistas na busca pela modernização da ortodontia no Brasil.

A ideia surgiu a partir do contato que Lucas e Gustavo já possuíam com a odontologia, por terem parentes próximos atuando na área. “Era comum ouvir dos meus pais, ambos dentistas, a dificuldade de vender alinhadores transparentes por serem muito caros. Isso me levou a querer entender por que esses preços eram tão elevados”, conta Lucas. Logo eles notaram que havia uma enorme carência nesse mercado, e com ela uma grande oportunidade de criar e oferecer, a valores bem mais atrativos, um produto com qualidade igual ou superior aos existentes. Somado a isso, o processo de desenvolvimento englobava diversos assuntos pertinentes à engenharia (modelagem computacional, impressão 3D, termoformagem e manufatura), temas com os quais o grupo já havia tido bastante contato na universidade. Dessa forma, os quatro engenheiros decidiram mergulhar na ideia e criar seu próprio negócio.

O produto da Smiller foi então desenvolvido ao longo do ano de 2021 e lançado no mercado no início de 2022, em São Paulo. Desde então, a alta aderência por parte dos dentistas tem feito com que a Smiller cresça de maneira acelerada, se consolidando nas principais cidades paulistas por meio de parcerias com centenas de consultórios odontológicos. Com o êxito, os sócios preparam a expansão nacional para 2023.

Dentre as vantagens deste tipo de tratamento ortodôntico, destaca-se o conforto que os alinhadores proporcionam no dia-a-dia. O tratamento consiste no uso de um conjunto de aparelhos removíveis que realiza movimentações dentárias de forma gradual, devendo cada alinhador ser trocado a cada 15 dias. Dessa forma, é possível retirá-los antes das refeições, o que facilita a higienização tanto dos aparelhos quanto dos dentes. Soma-se a isso outra grande vantagem: o fato de os alinhadores serem praticamente imperceptíveis durante o uso, uma vez que são feitos de polímero transparente.

Antes de um paciente iniciar seu tratamento, ele deve realizar o escaneamento da sua boca, método que digitaliza seus dentes e sua gengiva gerando um modelo virtual. A partir desse modelo, as movimentações de cada dente são planejadas e executadas em ambiente de software, o que então possibilita a fabricação do conjunto de alinhadores específico para aquele paciente. O tempo de tratamento é de em média 8 meses, sendo recomendado para tratar apinhamento (dentes tortos), diastemas (espaços entre dentes) e problemas de mordida.

Muito além do aprimoramento tecnológico, Thales Platon, CEO da Smiller, ressalta a importância de manter um atendimento excepcional aos seus clientes: “Para nós, atender nossos dentistas de maneira próxima e cuidadosa é uma prioridade. Muitos deles trabalham apenas com o aparelho fixo tradicional e não encontram o amparo necessário para atravessar a transformação digital que está em curso na odontologia. Por conta disso, mais do que um simples fornecedor, a Smiller busca ser a aliada desses profissionais”.

Conheça mais sobre a Smiller no Instagram e no Linkedin.

Alinhador transparente da Smiller [Imagem: acervo pessoal]