MetMat 2024: Concurso que reconhece beleza e complexidade transmitidas em fotomicrografias científicas tem sua 22° edição realizada nesta quarta-feira

No dia 27 de março, foi realizada a 22° edição do MetMat, um evento anual que celebra a fotomicrografia científica da área de Metalurgia e Materiais, promovida pelo Departamento da área da Escola Politécnica (Poli) da USP. A premiação, que foi realizada no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, no Edifício Mário Covas, da Escola Politécnica da USP, reconhece imagens que capturam, por meio da união tecnologia a beleza, a complexidade dos materiais e contribuem para o esclarecimento de processos ocorrentes na formação das microestruturas e correlação com propriedades e desempenho em serviço.

A premiação é tradicionalmente dividida em duas diferentes categorias: Microscopia Óptica e Microscopia Eletrônica. Em cada qual foram premiadas 3 obras e realizadas três menções honrosas. Confira os vencedores no link.

Estavam presentes na cerimônia o vice-diretor da Escola Politécnica, professor Silvio Ikuyo Nabeta, o chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli, professor Douglas Gouvêa, o vice-chefe do Departamento e coordenador da comissão organizadora da 22° edição do MetMat, professor Fernando Landgraf, o gerente de pricing e custos de aços especiais de Gerdau, Fernando Santos da Cunha, e o criador da premiação, o professor Andre Paulo Tschiptschin, aposentado pela Poli.

“Eu costumo dizer que engenheiros veem beleza em números e equações, mas é em eventos como esse que a engenharia se transforma em arte também”, celebrou Silvio Nabeta.

O evento foi finalizado com uma confraternização entre os vencedores e convidados.

Acesse aqui as fotos do evento.

Confira a Cerimônia de Premiação no YouTube: