Ao reconhecer a importância do ensino de matemática para o seu desenvolvimento pessoal e também coletivo, os irmãos Diego e Diogo Ferraz Nazaré fundaram uma startup com o objetivo de democratizar o conhecimento no Brasil.
Diego, que cresceu no desafiador bairro do Grajaú, é filho de um pedreiro e de uma funcionária do transporte escolar. Desde jovem, enfrentou as dificuldades financeiras da família e encontrou na matemática uma forma de transformar sua vida. Em 2014, após dois anos de dedicação, Diego superou barreiras ao se tornar o primeiro de sua família a ingressar em uma universidade pública, a Universidade de São Paulo (USP). Ele cursou engenharia mecânica da Escola Politécnica da USP, e obteve dupla titulação por meio de intercâmbio na “Politecnico di Torino”. Seu sucesso não transformou apenas a sua vida, mas também abriu portas para seu irmão Diogo, que agora estuda na mesma instituição e o acompanha na criação da empresa.
A trajetória de Diego ilustra o impacto transformador da educação, especialmente no campo da matemática, e o inspirou a investir no mercado de newsletters. Por meio da iniciativa, os irmãos visam ampliar o acesso ao conhecimento e motivar outras pessoas a trilhar caminhos semelhantes.
A ideia surgiu quando Diego questionou a utilidade dos logaritmos no cotidiano. “Decidi encontrar um exemplo convincente que refutasse as afirmações de que os logaritmos são inúteis no dia-a-dia. Embora eu tenha experiência em matemática, fiquei surpreso ao perceber que nenhum exemplo convincente me veio à mente”. Este questionamento levou Diego a refletir sobre as abordagens antiquadas do ensino de matemática, que frequentemente se concentram apenas na memorização de fórmulas. Motivado por esta reflexão, ele decidiu fundar a Minerva Math Academy, com o objetivo de reinventar o ensino da matemática, tornando-o mais relevante e aplicável à vida real.
“A proposta não era apenas ensinar matemática, mas mostrar como ela é fundamental e está profundamente ligada ao nosso cotidiano”, pontuou o engenheiro.
Para garantir a eficiência da proposta, os irmãos desenvolveram um processo metodológico completo. Em vez de seguir a ordem convencional do ensino: começar com teorias e depois explorar suas aplicações, decidiram inverter esse processo. As newsletters partem de problemas reais, exploram as variáveis envolvidas e, em seguida, introduzem as ferramentas matemáticas necessárias para resolvê-los. “Essa mudança simples transforma radicalmente a maneira como aprendemos,” destacou Diego.
Com o crescimento do interesse por newsletters no Brasil, a equipe lançou o “The Weekly Math”, uma publicação semanal que chega por e-mail às caixas de entrada dos assinantes toda segunda-feira, às 19h. “Em apenas cinco meses de publicações consistentes, já atraímos mais de 17 mil assinantes”, comemoram os irmãos.
A professora Anarosa exemplificou esta importância ao abordar a etnomatemática, uma metodologia que se adapta aos contextos específicos dos grupos aos quais se destina. Desenvolvida na década de 1970, a etnomatemática surgiu como uma resposta crítica ao ensino tradicional da matemática, focando na análise das práticas matemáticas dentro de seus diversos contextos culturais. Com esta abordagem, os alunos tendem a se engajar mais e a se concentrar melhor em aulas que refletem suas realidades e experiências.
Para se inscrever e acessar as newsletter acesse: https://minervama.com/