Nos dias 23 e 24 de setembro, a Escola Politécnica (Poli) da USP sediou a segunda edição do evento internacional Workshop on The Use of Biomaterials in Pavements (2IWUBP). A cerimônia de abertura ocorreu na manhã da segunda-feira, 23 de setembro, com a presença do diretor da Poli, Reinaldo Giudici, da ex-diretora da Poli, Liedi Bernucci, da professora Kamila Vasconcelos, além do professor Silvio Silvério, da Escola de Engenharia de Lorena, e do doutor Emanuel Chailleaux, Université Gustave Eiffel.
O workshop tem como objetivo compartilhar experiências sobre o uso de materiais alternativos para pavimentos rodoviários, promovendo a disseminação do conhecimento científico e incentivando sua transferência e aplicação global. O intuito final é criar uma comunidade científica de especialistas e interessados no tema, além de definir as necessidades de pesquisa.
“É um prazer que a Escola Politécnica esteja sediando um evento tão importante para a indústria da pavimentação. O amanhã precisa de ciência e inovação”, declarou a professora Liedi Bernucci, que também dirigiu o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), durante a cerimônia de abertura.
Entre os principais tópicos abordados ao longo dos dois dias estão: biomassa reciclada e materiais residuais, estabilização do solo, avaliação do impacto ambiental e sustentabilidade, entre outros.
“O interesse pelo uso de materiais alternativos para pavimentos rodoviários tem crescido nas últimas décadas. Os biomateriais, provenientes de fontes renováveis, desempenham papéis diversos na pavimentação, e esse é o foco central desta segunda edição do workshop”, afirma a professora Kamilla Vasconcelos, organizadora do evento e membro do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.
Confira a galeria de fotos do evento.