Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Doutorando da Escola Politécnica da USP ganha o Prêmio Tese Destaque USP na área de Sustentabilidade Ambiental

No último dia 29 de outubro, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulgou os resultados da 13ª edição do Prêmio Tese Destaque USP e, dentre os premiados, estava Kelvin André Pacheco, do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP.

O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar as Teses de Doutorado de destaque, defendidas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade nas suas áreas de atuação, bem como nas áreas distribuídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa. 

Neste ano, o Prêmio Tese Destaque USP com 13 áreas de premiação, e totalizou mais de 40 teses homenageadas.

Orientado pela professora Rita Maria de Brito Alves, do Departamento de Engenharia Química da Poli, Kelvin foi o vencedor de melhor tese na área de Sustentabilidade Ambiental com a pesquisa “Avaliação dos Processos de Conversão de CO2 em Produtos de Valor Agregado”.

A pesquisa explora a reutilização do dióxido de carbono (CO2) como uma matéria-prima na produção de produtos químicos, abordando sua conversão em produtos de alto valor agregado, como ácido acético e dimetil éter, e seu potencial para reduzir impactos ambientais e promover uma economia circular.

O objetivo geral da pesquisa é apresentar um framework , ou seja, um arcabouço conceitual, que combina a exploração dos produtos derivados de CO2 com a otimização de uma planta química teórica, visando a redução de emissões e custos. 

A pesquisa foi conduzida por meio de avaliações rigorosas de processos de conversão do CO2 e suas propriedades termodinâmicas, visando uma análise abrangente do mercado local para os potenciais produtos gerados.

A tese se contextualiza dentro da crescente preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de soluções para a gestão de emissões de CO2. Ela se relaciona diretamente com a busca por alternativas mais sustentáveis na indústria química, em especial com a redução das emissões de gases de efeito estufa e a utilização de CO2.

“Torna-se crucial considerar a utilização de CO2 não apenas como um resíduo, mas como uma matéria-prima para a produção de químicos e combustíveis, alinhando-se com iniciativas globais que favorecem a transição para uma economia circular de minimização do consumo de recursos fósseis”, afirma Kelvin. 

A otimização dos processos propostos resultou em menores custos anuais e redução nas emissões de CO2, indicando uma melhoria na eficiência financeira e um avanço em direção à sustentabilidade ambiental.

Kelvin Pacheco e a Professora Rita Maria de Brito Alves na Cerimônia de Premiação da 13ª edição do Prêmio Tese Destque USP

Kelvin aponta que sua principal motivação para participar da 13ª edição do Prêmio Tese Destaque USP foi a de reconhecer e divulgar a relevância da pesquisa realizada, além de contribuir para novas discussões e avanços na área de engenharia química e sustentabilidade.

“Ganhar um prêmio acadêmico é a validação de anos de trabalho duro e dedicação. A gratidão não apenas pela premiação em si, mas pelas pessoas que me apoiaram e orientaram ao longo dessa minha trajetória acadêmica”, conclui.

Sobre a Poli – A Escola Politécnica da USP é uma escola de graduação e pós-graduação em engenharia, e por fazer parte de uma universidade que coloca-se no centro da pesquisa acadêmica da América Latina, fomenta as atividades científicas de sua comunidade. Desta forma, pesquisadores como Kelvin têm espaço e suporte para desenvolverem suas pesquisas de forma a contribuir com a sociedade.