USP cria sistema integrado de gestão ambiental voltado à comunidade acadêmica
O sistema irá abranger módulos relacionados à resíduos perigosos, gestão da água, consumo de energia e emissões atmosféricas, incluindo os gases como dióxido de carbono
- Mariana Ricci
- 18/12/2024
A Universidade de São Paulo anunciou a criação de um sistema operacional virtual de Gestão Ambiental Institucional e Acadêmica: o sistema GAIA. A iniciativa surge com o objetivo de consolidar as ações e informações sobre meio ambiente em um único local, facilitando a catalogação de atividades de caráter ambiental.
GAIA, a Deusa da Terra na mitologia grega e agora o novo sistema da USP, será supervisionado e operado pelo Grupo de Responsabilidade do Sistema (GRS). Coordenado pelo professor José Carlos Mierzwa, do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica (Poli) da USP, o grupo deverá fazer a interlocução entre os usuários do Sistema e a Superintendência de Tecnologia da Informação da USP. Também terá a responsabilidade de viabilizar o treinamento para a utilização do sistema, assim como colaborar para o desenvolvimento de módulos complementares que irão integrar o Sistema GAIA.
O sistema irá abranger módulos relacionados à resíduos perigosos, gestão da água, consumo de energia e emissões atmosféricas, incluindo os gases como dióxido de carbono. A principal demanda deste novo sistema é automatizar a gestão de produtos químicos da Universidade, que atualmente é feita de forma manual por docentes, discentes e servidores que manuseiam este tipo de produto em seus laboratórios.
O professor Mierzwa conta que, a cada mês, os laboratórios preenchem uma planilha que é encaminhada a uma pessoa responsável por transcrever os dados em um sistema de controle da Polícia Federal (SIPROQUIM), ou então, elaborar um relatório específico para envio ao Exército ou Polícia Civil.
O módulo de Gestão de Produtos Químicos que está sendo implantado no Sistema GAIA foi desenvolvido na Escola de Engenharia de São Carlos e já estava em uso.
“Com a criação dos sistema GAIA, todos os laboratórios que fazem uso de produtos químicos, inclusive os didáticos, deverão ter um responsável para gerenciar o processo de aquisição e utilização de produtos químicos controlados”, explica o professor.
O Sistema deve ser implementado até o início de 2025, e um treinamento será realizado para que os usuários se familiarizem com o GAIA. Será necessário a definição, pelas unidades, das pessoas que serão responsáveis pelo gerenciamento dos produtos químicos.
Confira a portaria divulgada no Diário Oficial do Estado de São Paulo.