A Semana de Recepção aos Calouros de 2025 na Universidade de São Paulo (USP) será realizada de 24 a 28 de fevereiro, e os calouros e calouras participarão de atividades de integração na comunidade universitária. Entre as atividades propostas na Escola Politécnica da USP, onde 870 futuros(as) engenheiros(as) ingressam todos os anos, está uma maratona tecnológica, um hackathon, algo como uma gincana que será realizada na terça-feira, dia 25 de fevereiro.
O Hackathon Poli 2025: Cidade Virtual é um evento imersivo, no qual os participantes terão o desafio de elaborar uma solução viável para 15 problemas urbanos da cidade de São Paulo, tendo como ênfase os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Agenda 2030).
Entre os desafios estão questões relacionadas à Mobilidade Urbana e Congestionamento, Poluição do Ar, Desigualdade Socioeconômica e Exclusão Social, Deficiência no Saneamento Básico, Insegurança Alimentar e Acesso a Alimentos Saudáveis, Resíduos Sólidos e Reciclagem Insuficiente, Enchentes e Gestão de Águas Pluviais, saúde pública, habitação, entre outros.
A meta dos estudantes, ao longo do dia, será refinar um problema urbano e propor uma solução inovadora. A atividade terá início às 8h e, depois de receberem as orientações, os grupos de estudantes passarão a manhã se debruçando sobre o problema, usando os materiais disponíveis para tirar dúvidas, e consultando os docentes para buscar orientações. Eles serão guiados, em parte, por um aplicativo que os fará percorrer os ambientes da Escola.
No período da tarde eles passarão a elaborar uma solução que será apresentada a partir das 15h. O objetivo é que os alunos exercitem a empatia, a criatividade e o pensamento crítico na engenharia. Na proposta final, eles devem apresentar uma solução viável, inovadora e fundamentada.
Outras informações para imprensa:
Equipe de Assessoria da Poli-USP
11 93715-5236
https://www.poli.usp.br/comunicacao/noticias-da-escola-politecnica-da-usp