Material potencialmente perigoso recebeu a correta destinação pelo programa da Escola Politécnica da USP

Entre os dias 13 a 22 de outubro, foi realizada uma coleta em laboratórios da Escola Politécnica (Poli) da USP que removeu 7,5 toneladas de resíduos químicos, promovida pelo Programa Poli Recicla. A gestora do Programa, Camila Marinho, ressalta que os resíduos químicos possuem potencial danos a organismos vivos e ao meio ambiente. “Devido a estas características necessita-se do correto gerenciamento deste resíduo, que envolve segregação, acondicionamento, tratamento, armazenamento, transporte e disposição final”.

As etapas iniciais deste processo de manejo dos resíduos dependem dos geradores, que indicam a necessidade. Depois entra a atuação do Programa do Poli Recicla, que media a contratação do serviço, e por fim a empresa contratada finaliza o tratamento dos materiais. No total, foram removidas 7,5 toneladas de resíduos químicos. Todo o processo seguiu em conformidade com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), bem como com as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

O Poli Recicla destaca o sucesso na coleta devido ao esforço dos professores, funcionários e alunos envolvidos neste processo. “Reduzir a geração de produtos perigosos se mantém primordial por responsabilidade socioambiental”.

Abaixo está a tabela de como ocorreu a retirada.