Entre os dias 17 e 19 de novembro, o Clube Minerva, grupo integrante da AEP – Associação dos Engenheiros Politécnicos, e o Women in Data Science da USP (WiDS @USP), iniciativa global com apoio da Universidade de Stanford, irão promover gratuitamente um workshop ministrado por mulheres e destinado àqueles que queiram ingressar na área de Ciência de Dados. A programação trará aspectos básicos e técnicos e será transmitido pelos canais do Clube Minerva e do WiDS USP a partir das 19 horas, todos os dias.

“O objetivo do workshop é desmistificar a área de data science e dar um “empurrãozinho” para quem está começando. Mostraremos a prática de como funcionam algumas tarefas do dia a dia de uma cientista de dados e abordaremos assuntos importantes para o desenvolvimento pessoal. Além disso, mostrar o trabalho de mulheres na área traz a representatividade que precisamos para abrir caminho e inspirar outras mulheres.” explica, Renata Sousa, membro do Clube Minerva e embaixadora WiDS USP.

Será possível acompanhar workshop assistindo e aplicando os conhecimentos. Para isso é necessário que as participantes interessadas tenham conhecimentos sobre o uso de estruturas condicionais (if, else) e ter contas ativas no gmail para o uso do Google Colab e no GitHub, plataforma para hospedagem de dados.

Utilizando dados abertos do ENEM, disponibilizados pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, as participantes irão desenvolver um modelo de predição para fazer uma previsão da nota de Matemática de um aluno com base em alguns atributos. Além disso, também vão desenvolver uma aplicação web onde um usuário poderá inserir atributos e o sistema mostrará uma previsão da nota com base no desempenho de alunos com perfil similar.

Programaçãoa partir das 19h

Dia 17 de novembro – Módulo de Habilidades Pessoais – “Lugar de Mulher”

1.Determinismo Biológico – Elidamar Nunes
2.Síndrome da Impostora – Carolina Portela
3.Soft e Hard Skills – Mari Kobayashi
4.Algoritmos Enviesados – Danielle Monteiro

Dia 18 de novembro – Módulo Técnico – “Mão na Massa” – Parte 1
Déborah Mesquita e Fernanda Santos
1.Essa tal de Data Science – Entendendo o processo
2.Dados? Que dados? – Encontrando e limpando os dados
3.Visualizing -Visualizando os dados

Dia 19 de novembro – Módulo Técnico – “Mão na Massa” – Parte 2
Déborah Mesquita e Fernanda Santos
4.Hands-On – Modelos de predição e como escolher o algoritmo mais adequado para seu projeto
5.Funciona? – Avaliando se o modelo está bom.
6.Let’s deploy – Colocar no servidor e implantar modelo para usuário

Para se inscrever e obter mais informações deste e outros os projetos do Clube Minerva, basta acessar https://linktr.ee/clube.minerva | https://youtu.be/MAb4ojf9TjE

Informações à imprensa
Thiago Rosa