Professor da Poli usa software para ensinar “Eletromagnetismo Através do Método dos Elementos Finitos” a distância

Com a pandemia, a comunidade acadêmica da USP precisou fazer uma série de adaptações para continuar realizando suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. E como ficaram as aulas que exigiam mão na massa?

Para oferecer a disciplina “PEA-5753: Eletromagnetismo Através do Método dos Elementos Finitos”, que inclui atividades práticas, o professor José Roberto Cardoso, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação da Poli, contou com o apoio do pós-doutorando Rooney Coelho. “O que foi legal é que à medida que o conteúdo ia avançando, o Rooney ia programando um software didático e mostrando resultados. No final, os alunos levaram o software para futuros trabalhos”, relata o docente.

O curso consistiu em apresentar o método por meio da abordagem original de seu livro “Electromagnetics through the Finite Element Method”, com o intuito de torná-lo de fácil entendimento. O curso apresentou a história do método, junto às equações de Maxwell e sua aplicação ao Método dos Elementos Finitos, mas não se limitou à teoria. Cada formulação apresentada foi traduzida em linguagem de programação, onde os alunos tiveram acesso à forma de construção dos aplicativos disponíveis no mercado. Devido à parceria do laboratório de eletromagnetismo aplicado (LMAG) com a empresa Altair, os alunos ainda tiveram durante a disciplina tutoriais do software Altair Flux, aprendendo a usar a ferramenta consolidada no mercado.