O Centro de Inovação em Construção Sustentável da USP divulgou uma retrospectiva de 2020. O CICS realizou 19 webinars com especialistas nacionais e estrangeiros, além de alcançar as metas do ano seguinte no âmbito da EMBRAPII. O curso Avaliação do Desempenho Ambiental da Construção foi oferecido na modalidade EAD (Ensino à distância), totalmente gratuito e com certificado da USP.
As fundações do laboratório, uma construção experimental onde serão testadas novas tecnologias, foram executadas utilizando estaca tubular metálica com geotermia, e hélice contínua com geotermia.
A pesquisadora Diana Csillag explica que a Geotermia é o aproveitamento da energia geotérmica superficial disponível no terreno, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica para a climatização de ambientes. “Este é o primeiro caso de edifício no Brasil em que será usada esta fonte de energia ambientalmente amigável por meio das fundações”, detalha.
As fundações realizadas com a tecnologia de hélice contínua empregou soluções em aço, como armaduras entregues prontas para fundação, doadas pela empresa ArcelorMittal. Já a estaca metálica, que são estacas tubulares metálicas cravadas, são fabricadas e doadas pela empresa Tuper.
Outra inovação foi a utilização do Concreto LEAP na produção das fundações do edifício CICS, que permitiu a redução da pegada de CO2 em mais de 50%, “evitando a emissão de cerca de 29 toneladas de CO2 associadas à produção do cimento em uma análise comparativa com os padrões normativos praticados no mercado brasileiro. A InterCement – empresa que forneceu o concreto e a única concreteira com domínio e experiência prática da tecnologia”, relata Diana.
“2020 foi um ano desafiador para todos nós e para o CICS USP não foi diferente. Confira um pouco do que aconteceu!”.
Acompanhe o Cics nas redes sociais:
LinkedIn https://www.linkedin.com/company/cicsusp/
Facebook https://www.facebook.com/cicsusp/
Instagram https://www.instagram.com/cicsusp/
Canal Youtube https://www.youtube.com/CICSUSP
Localização
Acesso Rápido
Formando Engenheiros e Líderes
© 2024 Escola Politécnica da USP