O INSPIRE é um equipamento de suporte respiratório emergencial que atende os requisitos da ANVISA para oferecer uma alternativa e suprir uma possível demanda emergencial do Ventilador Pulmonar causada pela pandemia da Covid-19.

O INSPIRE foi projetado e desenvolvido em menos de 100 dias por uma equipe de pesquisadores coordenada pelos professores Raúl Gonzalez Lima e Marcelo Knörich Zuffo, ambos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O equipamento é de baixo custo, de rápida produção e utiliza tecnologia fabricada no Brasil.

Para atender a demanda por um equipamento emergencial, os coordenadores do projeto, credenciados ao CNPq, utilizaram o Importa Fácil Ciência para a compra de alguns insumos e instrumentos, que facilitou e simplificou a compra dos mesmos, possibilitando o desenvolvimento do INSPIRE em prazo recorde.

No início de Janeiro de 2021, uma rede de pesquisa foi constituída em Manaus pela USP, composta por mais de 10 hospitais, e 42 equipamentos Inspires foram disponibilizados para atendimento emergencial à população.

O Programa Ciência Importa Fácil (CIF) é destinado a cientistas, pesquisadores e instituições de pesquisa credenciados ao CNPq que necessitem importar máquinas, equipamentos, insumos, aparelhos e instrumentos, bem como suas partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários, destinados à pesquisa científica e tecnológica.

O Programa foi criado em 2004 em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o Ministério da Fazenda, através da Secretaria da Receita Federal, e com o Ministério da Indústria e Comércio, através da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Saiba mais sobre o serviço de importação do CNPq: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/servicos/importacao-para-pesquisa

Informações completas sobre o Projeto INSPIRE estão disponíveis no endereço: https://www.poli.usp.br/inspire