Conheça o projeto Estou na Poli!

O Projeto “Estou na POLI!” visa melhorar o processo de integração dos novos alunos, alunos veteranos e professores da Poli – processo nunca fácil, tendo em vista as diferenças profundas na vida que acontecem na passagem do ensino médio ou técnico para o mundo do ensino superior e, em especial, para a Poli.

O projeto tem duas vertentes:

  1. A disponibilização de aulas gravadas para os ingressantes na POLI desde o dia em que sai a primeira lista da Fuvest e a lista do SISU, com conteúdo que possa ajudar a atravessar a distância entre o Ensino Médio (tradicional ou profissionalizante) e o começo da POLI, principalmente com conteúdo de cálculo e física integrados. Essas aulas foram gravadas especialmente para o projeto. Infelizmente, não foi possível expandir os conteúdos porque, a partir de março de 2020, dada a pandemia de Covid-19, tivemos de suspender as gravações, que utilizavam equipamento localizado na POLI. Mas o conteúdo disponível já ajudou os ingressantes de 2020 e está disponível para os ingressantes de 2021.
  2. A segunda vertente é o Programa de Tutoria Acadêmica da POLI, envolvendo alunos veteranos que, voluntariamente, serão tutores de um grupo de ingressantes, e docentes, que darão suporte aos alunos tutores. O projeto conta com uma consultoria profissional em psicologia para sua estruturação. O processo de tutoria traz uma perspectiva de contato maior dos veteranos com os novos ingressantes. Consideramos que a visão dos alunos é a maneira mais fácil de explicar o que é a vivência e a experiência POLI para os calouros. Cada ingressante na POLI em 2021 terá um aluno ou aluna veteranos como seu tutor, que pode ajudar os novos ingressantes com questões cotidianas da POLI: desde como estudar e se preparar para provas, obter material de apoio, até saber sobre grupos de extensão (o que será isso?), os agrupamentos de arte e cultura, as entidades estudantis. Na volta da pandemia, quando pudermos todos voltar à POLI física, entender os prédios, onde está o que, os restaurantes, o CEPE, tudo o que o campus proporciona… O veterano é um aluno que, tendo sido um dia ingressante, sabe mais do que ninguém como o ingressante sente e de que tipo de apoio precisa. Os tutores terão, por sua vez, respaldo de docentes da POLI, sempre que for necessário.  A duração é de um ano, até que venham os alunos de 2022, mas esperamos que os relacionamentos estabelecidos durem mais que isso. O que se quer é que ninguém se sinta sozinho na pela sua  jornada na POLI e que esta jornada seja o mais prazerosa possível…

Acesse aqui o Portal Estou na Poli.