Professores da Poli recebem a medalha “Armando de Salles Oliveira” da USP

Na tarde da última quinta-feira, dia 30 de setembro de 2021, das 16h às 18h30, a Universidade de São Paulo (USP) realizou a  outorga da medalha “Armando de Salles Oliveira” aos membros da Universidade que contribuíram ao combate da pandemia de covid-19, em cerimônia realizada na sala de reuniões do Conselho Universitário e transmitida pelo YouTube.

Os professores da Escola Politécnica (Poli) da USP, Raúl González Lima e Marcelo Knörich Zuffo, foram agraciados com a medalha por sua atuação como coordenadores do projeto Inspire, iniciativa da Poli com a Marinha Brasileira que produz ventiladores pulmonares com preço abaixo do mercado destinados a pacientes com covid-19. Os docentes da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Ester Cerdeira Sabino, Esper Georges Kallás e Paulo Hilário Nascimento Saldiva, também receberam a medalha.

O evento foi iniciado como a leitura dos nomes dos professores que ganharam a honraria e dos membros da mesa diretora, que foi composta pelo Reitor da USP, Vahan Agopyan; a Diretora da Poli, Liedi Bernucci; o Vice-Reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes; o Secretário-Geral da USP e Vice-Diretor do Instituto de Química (IQ), Pedro Vitoriano de Oliveira, e o Vice-Diretor da FMUSP, Roger Chammas. Em seguida, a Orquestra Sinfônica e o Coral da USP interpretaram o Hino Nacional Brasileiro.

O professor Chammas realizou a saudação aos agraciados em nome Conselho Universitário. Ele cumprimentou a mesa diretora e saudou a docente Liedi em nome de todos os dirigentes presentes no evento. O Vice-Diretor da FMUSP ressaltou que o trabalho dos agraciados demonstra o pioneirismo da USP em dar uma resposta à comunidade em situações agudas, como a pandemia de covid-19. Ele contou como os professores que receberam a medalha agiram com rapidez para criar medidas que pudessem auxiliar no combate à doença no Brasil.

O Secretário-Geral da USP leu o termo de concessão da medalha, o qual foi assinado pelo Reitor, o Vice-Reitor e os agraciados com a honraria. O Reitor entregou a medalha “Armando de Salles Oliveira” e o respectivo diploma aos professores agraciados.

O docente Esper Georges Kallás fez um discurso em nome dos professores da FMUSP que receberam a medalha. Ele começou saudando a todos os presentes e falando sobre como o Instituto iniciou seu plano de contingência antes que houvessem casos da doença no Brasil. Também explicou como foi o processo de combate à primeira onda e como achados dos professores permitiram a descoberta de novas informações sobre a enfermidade. Além de comentar brevemente que em conjunto com a Poli desenvolveram novas ferramentas mais baratas para auxiliarem pacientes em tratamento intensivo.

O professor Raúl González Lima realizou o discurso em nome dos membros da Poli que ganharam a honraria. Ele expôs que, até o presente momento, o projeto produziu 921 equipamentos, dos quais 806 foram distribuídos a 315 hospitais de 15 estados. A maioria dos ventiladores Inspire foi doada para hospitais que tinham fila de espera por respiração mecânica. Ele explicou que, quando os pesquisadores souberam que possivelmente haveria a falta desses aparelhos, a Diretora convocou os politécnicos para buscarem soluções, e a Reitoria da USP deu todo o respaldo institucional.

A cerimônia foi finalizada com a fala do Reitor da USP. Ele comentou que a Universidade é criteriosa na hora de homenagear seus membros e que, contando com os agraciados do evento, apenas 18 personalidades receberam a honraria. Também proferiu que os docentes ganharam essa homenagem devido a grande dedicação e ressaltou que, mesmo com o trabalho contra a covid-19, eles continuaram a lecionar durante esse período. Vahan Agopyan terminou seu discurso agradecendo como Reitor e cidadão brasileiro por poder usufruir do conhecimento e esforço dos agraciados que possibilitaram diminuir a dor das pessoas.

Assista a cerimônia na íntegra.