Na tarde de hoje, dia 1º de outubro de 2021, das 14h às 16h30, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou o quarto e último dia do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). O Simpósio é um evento anual que objetiva a divulgação de resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica feitos por alunos de graduação da USP. Devido a pandemia de covid-19, a edição de 2021 do SIICUSP acontece totalmente online, por meio de transmissões ao vivo no canal do YouTube da Escola Politécnica.

O professor Theo Syrto Octavio de Souza, coordenador do SIICUSP e da Subcomissão de Iniciação Científica da Poli, iniciou o evento explicando que as apresentações do último dia englobam trabalhos nas áreas das engenharias Civil e Ambiental. Ele ainda esclareceu que ao todo seriam apresentados 47 trabalhos de iniciação científica em cinco salas simultâneas no YouTube. Além disso, ressaltou os agradecimentos aos alunos, orientadores e avaliadores que participaram do evento e desejo que eles tenham tido boas experiências ao longo do Simpósio.

Confira ao final do texto os trabalhos que foram apresentados.

Em seguida, foram iniciadas as apresentações dos projetos de iniciação científica nas salas. Nas transmissões, foram exibidos diferentes estudos, sendo que cada exposição durou 10 minutos, nos quais, nos cinco primeiros, o estudante apresentou sua pesquisa e, no restante do tempo, a comissão julgadora, formada por dois professores da Poli, analisava o projeto.

Na sala 16, os trabalhos abordaram temáticas como coeficientes de pressão externos, BIM 4D, caminhabilidade, obras públicas, Inteligência Artificial, serviços 4.0, ruído urbano, método Moving Particle Semi-Implicit, eficiência energética. Alguns estudos apresentados foram “Planejamento e gerenciamento da construção de galpões logísticos utilizando BIM 4″, de autoria de Bruna Gabriela Takai Kamei, e “Aplicação da Inteligência Artificial no canteiro de obra para monitoramento do uso de EPI”, do aluno Henrique Sousa Villani.

A sala 17 apresentou estudos sobre geomembranas, erosão em barragens, macroelementos de hélice, torres eólicas, pontes suspensas, cálculos de esforços, edifício de concreto armado, fibras naturais, argila laterítica. As pesquisas “Análise aeroelástica de pontes suspensas”, de Carlos Daniel de Souza Silva, e “Ferramenta tridimensional para cálculos de esforços solicitantes”, de Flávia Moe Hashima, foram apresentadas nesta sala.

Na sala 18, foram exibidos trabalhos com temas como tratamento de água, biogás, drenagem sustentável, digestão anaeróbia, dimensões náuticas, usinas hidrelétricas, serviços ecossistêmicos. Foram apresentadas as pesquisas “Avaliação de medidas de drenagem sustentável”, de autoria da Gabriela Nunes Kalleder, e “Avaliação conceitual das dimensões náuticas da hidrovia do Rio Paraguai”, da estudante Raquel de Almeida Siqueira Santos.

Na sala 19, foram apresentados temas como concreto asfáltico, sacolas plásticas, via férrea, subleito rodoviário, software legion, defeitos em pavimentos, eventos climáticos e sistemas GNSS. Na sala, houve a exibição de algumas pesquisas como “Uso de drones para visualização e categorização de defeitos em pavimentos”, dos alunos Caio Zucato, Luca Bellandi e Victor Silva, e “Impacto de eventos climáticos no consumo de combustível em viagens urbanas no município de São Paulo”, de Marina Malavsavi Sliva.

Na sala 20, houve apresentações que englobaram temas como dados de pesagem, método de ancoragem ativa, certificação TRUE, módulo residencial, zonas de risco de incêndio, inspeção de obras, ensino de Engenharia, atrito pneu-pavimento e atendimento ODS 11.2. Foram exibidos os estudos “Mapeamento de zonas de risco de incêndio no setor sul do município de Uberlândia – Brasil”, de autoria de Vitória Beatriz de Lima Cerqueira, e “Os benefícios da presença de um aluno preceptor no ensino de uma disciplina de Engenharia”, do estudante Gustavo Balena de Lima.

O evento foi encerrado com os agradecimentos pela presença de todos, em especial aos estudantes inscritos no SIICUSP e professores que participaram desta edição. Também lembraram de que este foi o último dia do SIICUSP e que, nesses quatro dias, ao todo, foram apresentados 195 trabalhos em 20 salas de transmissão.

Assista as transmissões das salas do SIICUSP.

Confira a lista de projetos apresentados.