Nota de falecimento – Giorgio Eugênio Oscare Giacaglia, professor aposentado do PME

É com pesar que informamos o falecimento de Giorgio Eugênio Oscare Giacaglia, professor aposentado do Departamento de Departamento de Engenharia Mecânica da Poli.

O sepultamento foi realizado neste final de semana, em Taubaté.

Confira abaixo a homenagem prestada pelo professor Agenor de Toledo Fleury:

Nestes tempos tão difíceis, mais uma notícia triste. O PME, a Poli, a Engenharia e a Ciência brasileiras perdem o Prof. Giorgio Eugenio Oscare Giacaglia. Figura carismática, às vezes genioso, mas sempre genial, o Prof. Giacaglia partiu aos 86 anos, depois de longa batalha contra as suas enfermidades. Difícil registrar todos os seus feitos, de modo que listo apenas os que me vêm à memória como seu discípulo e admirador.

Formado em Engenharia Metalúrgica na Poli e em Física pelo Instituto de Física da USP, o Prof. Giacaglia fez seu Doutorado na Yale University. Logo após seu retorno à Poli, tornou-se Livre Docente, e, em seguida, um dos mais jovens Professores Catedráticos na cadeira de Mecânica Geral, na vaga do Prof. Breves. Foi Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica por vários mandatos, até sua aposentadoria na USP na década de 1990. Foi também Diretor do IAG da USP. Fez Pós-Doutorado no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, tempo em que trabalhou como consultor da NASA na época do Programa Apollo. Participou do grupo de criação da UNESP, nos anos 1970. Colaborou na criação do Programa Espacial Brasileiro e criou, no INPE, o primeiro grupo de Tecnologia Aeroespacial, em conjunto com os Profs. Atair Rios Neto e Octávio Maizza Neto, também professores do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli na época, no que viria a se constituir a Divisão de Mecânica Espacial e Controle do Instituto. Foi membro da Academia Brasileira de Ciências e fundador da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Após sua aposentadoria da USP, erradicou-se em Taubaté, tendo sido, até recentemente, Pró-Reitor de Pesquisa da UNITAU, a Universidade de Taubaté.

Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa e de Desenvolvimento Tecnológico do CNPq e publicou mais de 200 trabalhos. É autor de 28 livros, sendo Perturbation Methods in Nonlinear Mechanics, publicado pela Springer Verlag em 1972, uma referência mundial no assunto. Recebeu vários prêmios, dos quais destaco pela proximidade com quem escreve esse breve resumo, o de Membro Honorário do DINAME, International Symposium on Dynamical Problems of Mechanics, principal evento na área de Dinâmica e Controle da ABCM, a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, pelo conjunto de sua obra.

Por fim, é dever lembrar que o Prof. Giorgio Giacaglia é Professor Emérito da Universidade de São Paulo.

À família do Prof. Giacaglia, envio, em nome do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, os mais sinceros sentimentos e a nossa gratidão por tudo que fez pelo nosso Departamento.

Agenor Fleury