Parceria entre universidade, órgãos públicos, empresas e sociedade civil viabilizou fabricação de 1000 ventiladores pulmonares Inspire. Projetado e desenvolvido na Escola Politécnica da USP e fabricado com a Marinha do Brasil, equipamento foi distribuído pelo País durante crise sanitária provocada pela covid-19
A Escola Politécnica da USP e a Marinha do Brasil, com o apoio de mais de 60 parceiros, fabricaram 1000 ventiladores pulmonares, no projeto Inspire. A iniciativa surgiu no começo da pandemia, em março de 2020, e o projeto foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês de agosto. Em novembro de 2021, o projeto já atendeu 219 hospitais, com 825 equipamentos distribuídos, para 219 cidades, de 16 estados.
Para celebrar as conquistas e desafios superados, a Escola Politécnica da USP e a Associação dos Engenheiros Politécnicos realizarão um evento no dia 29 de novembro, às 18h, na Escola Politécnica, com transmissão pelo canal da Poli no YouTube.
O desenvolvimento e toda produção do ventilador foi um desafio para os pesquisadores e voluntários envolvidos desde o início, porque o diferencial do protótipo era viabilizar um produto adequado e viável econômica e tecnicamente para a realidade brasileira. Ao longo do desenvolvimento do projeto, foram incorporadas melhorias como componentes, na metodologia de montagem, e no software de controle, com o uso contínuo de novas tecnologias e materiais.
O projeto INSPIRE foi viabilizado pelo alto conhecimento técnico dos pesquisadores da Escola, que receberam o apoio institucional da Poli e da Universidade, pelo apoio de inúmeras pessoas e instituições que doaram tempo, experiência e recursos humanos e materiais de suas empresas. O histórico do projeto está disponível no site da Poli, no link.
Localização
Acesso Rápido
Formando Engenheiros e Líderes
© 2024 Escola Politécnica da USP