A Comissão de Pós-Graduação e a Diretoria da Escola Politécnica (Poli) da USP realizarão, no dia 21 de dezembro, o Workshop “50 Anos de Pós-Graduação na EPUSP: Internacionalização e Desafios”. Em formato híbrido, as apresentações serão feitas presencialmente no Auditório Prof. Dr. Francisco Romeu Landi, no prédio da Administração, e o evento terá transmissão simultânea pelo YouTube. A abertura e o encerramento do evento ficarão a cargo dos professores Vahan Agopyan, Reitor da Universidade, Liedi Legi Bernucci e Reinaldo Giudici, diretora e vice-diretor da Poli, respectivamente.
O evento é uma comemoração das cinco décadas de implementação dos programas de pós na Escola, sendo pautada pelo sistema Federal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O evento se incubirá de apresentar os números da Pós-Graduação na Poli, além de trazer a discussão sobre os aspectos da internacionalização de pós-graduandos.
Segundo José Tadeu Balbo, professor titular de Infraestrutura de Transportes, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Poli e um dos palestrantes do Workshop, a Escola entrou formalmente no sistema da CAPES em 1970, sendo pioneira na formatação dos cursos de pós-graduação na USP. Ainda segundo o professor, os cursos da modalidade foram responsáveis pela formação de um número considerável de docentes que se voltaram para o ensino superior público e privado no Brasil, além de desenvolver inúmeras tecnologias que foram assimiladas por indústrias e agências governamentais.
O Workshop terá a presença do Reitor da USP, do Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, o professor Carlos Carlotti, que apresentará os aspectos e números da internacionalização. Também estarão presentes o vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação, professor Silvio Nabeta, que demonstrará alguns dos resultados do Workshop realizado em setembro com os alunos pós-graduandos estrangeiros; e o professor Lev Khazanovich, que atuou na Universidade de Minnesota e atualmente atua na Universidade de Pittsburgh, trazendo os espectros das atividades de internacionalização nas universidades estadunidenses.
Para participar presencialmente do evento, é necessário confirmar a presença pelo e-mail eventos.poli@usp.br.
Confira a programação completa abaixo.
Programação
16h00: Abertura – Prof. Dr. Vahan Agopyan (Reitor da USP) e Profa. Dra. Liedi L. B. Bernucci (Diretora da EPUSP);
16h05: A Pós-Graduação na USP – Números Atuais Gerais e de Internacionalização – Prof. Dr. Carlos Carlotti (Pró-Reitor de Pós-Graduação na USP);
16h25: Breve Histórico e Números nos Jubileus da PG na USP – Prof. Dr. José T. Balbo (Presidente da CPG- EPUSP);
16h45: Internationalization and Double Degree in US universities: cases and challenges – Prof. Dr. Lev Khazanovich (University of Pittsburgh);
17h05: Desafios para a Internacionalização da PG na EPUSP – Prof. Dr. Silvio I. Nabeta (Vice-presidente da CPG- EPUSP);
17h25: Encerramento: Internacionalização na Avaliação da CAPES – Prof. Dr. Reinaldo Giudici (Vice-diretor da EPUSP).
Serviço
Workshop “50 Anos de Pós-Graduação na EPUSP: Internacionalização e Desafios”
Data e horário: 21 de dezembro de 2021, das 16h às 17h45.
Local: Auditório Prof. Dr. Francisco Romeu Landi.
Transmissão: no canal da Poli no YouTube.
Organização: Comissão de Pós-Graduação e Diretoria da Escola Politécnica (Poli) da USP.
Localização
Acesso Rápido
Formando Engenheiros e Líderes
© 2024 Escola Politécnica da USP