Ex-diretora da Poli-USP, professora Liedi Bernucci toma posse como diretora-presidente do IPT

Cerimônia de posse de Liedi Bernucci foi realizada no dia 25 de fevereiro de 2022, no campus do IPT, com a presença do governador João Doria

25/2/2022 – Notícia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

A cerimônia de posse da nova diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Liedi Légi Bariani Bernucci, aconteceu na manhã de hoje, 25 de fevereiro, no campus do IPT, com a presença de diversas autoridades.

Bernucci ressaltou em seu discurso a atenção que a diretoria executiva do IPT dará aos diretores técnicos das sete unidades de negócios, trabalhando para o IPT continuar tendo sua trajetória de excelência e também ampliar seus horizontes na inovação para ajudar o Brasil a alçar um patamar mais alto de desenvolvimento e oferecer à sociedade soluções às demandas tecnológicas e de políticas públicas, colaborando para melhorar a vida da população e reduzindo a pobreza do País.

Ela traçou paralelos entre a história de quase 123 anos do IPT e o atual momento da instituição: nos primórdios, o IPT apoiou as usinas siderúrgicas e hoje tem uma parceria com a Gerdau para o desenvolvimento de materiais avançados, no caso o grafeno; no passado, forneceu auxílio aos mais importantes projetos de energia com as usinas hidrelétricas e atualmente desenvolve tecnologia para o hidrogênio verde e, finalmente, na década de 1980 o IPT participou de um projeto inovador de reflorestamento da Serra do Mar com sementes contidas em pelotas gelatinosas – hoje, os laboratórios do IPT desenvolvem sementes artificiais de cana-de-açúcar empregando biotecnologia.

“Existe uma riqueza de projetos e trabalhos no IPT, com uma reunião de capacidades multidisciplinares de conhecimento sólido e experiente. Vamos estar atentos para que as ideias dos pesquisadores possam mudar os rumos de nossa economia, em parceria com os mais diversos parceiros, com especial atenção aos projetos de sustentabilidade que nos conduzam ao bem estar e à saúde de um planeta equilibrado”, afirmou ela.

PROJETOS EM PAUTA – Patricia Ellen da Silva, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lembrou em seu discurso que a nova diretora-presidente do IPT assume em um momento no qual o IPT está no coração do projeto do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI), que é criar o Vale do Silício brasileiro. “Estamos abrindo as portas do Instituto para as universidades, a sociedade e os parceiros internacionais, e já temos desde 2019 meio bilhão de reais em projetos de empresas e de universidades”, afirmou ela.

Flavia Gutierrez Motta, diretora financeira e administrativa do IPT que havia assumido a presidência antes da chegada de Bernucci, recordou que a atual diretora-presidente faz parte da história do Instituto há tempos, primeiramente como consultora de projetos e depois como colaboradora no Conselho de Administração:

“O IPT é uma instituição secular, mas que está sempre em transformação. A nova presidente chega em um momento em que as empresas que se instalaram por meio do IPT Open Experience, por exemplo, estão já desenvolvendo diversos projetos, muitos deles disruptivos de inovação”.

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, chamou a atenção para a maior presença de mulheres na administração estadual: “É um privilégio uma mulher sucedendo a outra mulher na direção do IPT, o que representa fortemente a opção pela igualdade, pela diversidade e pelo respeito”.

Liedi Bernucci: "Vamos estar atentos para que as ideias dos pesquisadores possam mudar os rumos de nossa economia, em parceria com os mais diversos parceiros..."
"...com especial atenção aos projetos de sustentabilidade que nos conduzam ao bem estar e à saúde de um planeta equilibrado" - na foto, ela ao lado da diretora financeira e administrativa do IPT, Flavia Gutierrez Mota, do governador de São Paulo, João Doria, e da primeira dama Bia Doria.