Debate organizado pela Poli-USP e Universidade Zumbi dos Palmares traz discussão sobre a relação entre racismo e educação, tecnologia, justiça e saúde
A Universidade Zumbi dos Palmares e a Escola Politécnica (Poli) da USP promovem, no próximo dia 21 de março, às 20h, o evento Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial. Com palestras gratuitas de diversas personalidades da área de educação, tecnologia, justiça e saúde pública, o evento será completamente online. As inscrições podem ser feitas no link.
O dia 21 de março foi definido pela ONU como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em referência ao massacre de 69 civis, além de mais de 186 feridos na cidade de Sheperville, Africa do Sul, pelas forças do apartheid. O evento marcou o recrudescimento da revolta mundial contra este sistema, e a data marca ainda a postura que a discriminação como um problema social (assim como a discriminação racial, de gênero, opção sexual, nacionalidade, e todos os tipos). “No caso da discriminação racial há também uma herança cultural de centenas de anos de escravidão direcionada especificamente contra os negros (a escravidão em geral é uma chaga que acompanha o próprio desenvolvimento da humanidade)”, detalha o professor da Poli, José Reinaldo Silva.
O evento pretende colocar em discussão os diferentes aspectos e facetas da discriminação: racismo e educação, racismo e tecnologia, racismo e justiça, e racismo e saúde. “Coloca assim em foco aspectos estruturais do racismo, que transcendem manifestações individuais – que obviamente também precisam ser coibidos”, explica o docente.
Link para o evento: https://www.poli.usp.br/evento/dia-internacional-de-luta-contra-a-discriminacao-racial-21-03
Programa do evento: https://www.poli.usp.br/wp-content/uploads/2022/03/Evento-21-de-março.pdf
Localização
Acesso Rápido
Formando Engenheiros e Líderes
© 2024 Escola Politécnica da USP