FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

No dia 17 de março de 2022, quinta-feira, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou o quarto dia da Semana de Recepção aos Ingressantes. As atividades do dia contaram com as apresentações dos Centros Acadêmicos e da Atlética da Escola.

 

Dia do Centrinho

Os Centros Acadêmicos da Poli, mais conhecidos como Centrinhos, realizaram atividades para recepção dos calouros durante toda a semana do dia 14, principalmente na manhã da quinta-feira. Desenvolveram programações para os ingressantes os seguintes Centros Acadêmicos: Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CEC), Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (CEE), Centro Acadêmico Moraes Rêgo (CMR), Centro Acadêmico da Engenharia de Produção (CAEP), Associação de Engenharia Química (AEQ), Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA) e Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica e de Computação (CEE).

 

Centro Engenharia Civil

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CEC) apresentou suas atividades para os ingressantes no período da manhã. Também  foi realizada uma gincana com os calouros para promover a integração e a “dogada”, rodízio de cachorros quentes, na hora do almoço. Na quarta-feira, dia 16 de março, o CEC organizou com membros do corpo docente uma roda de conversa sobre pesquisa.

 

Centro Engenharia Elétrica

O Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (CEE) preparou três eventos para ingressantes na quinta-feira: a Palestra do Dia do Centrinho, o “Integrinha” e a “Dogada”. 

Das 8h30 às 9h, no Anfiteatro da Elétrica, a Palestra do Dia do Centrinho  apresentou aos ingressantes como é a atuação do CEE enquanto Centro Acadêmico, como representantes dos alunos da Elétrica e Computação, além de abordar os projetos em andamento. 

Em seguida, foi realizado o Integrinha, uma tradicional gincana que dividiu os novos alunos em 5 diferentes grupos. As atividades envolviam desde tirar fotos em 25 lugares diferentes da USP, até desvendar um enigma para dar a senha correta à Comissão Organizadora. Os ingressantes participaram com afinco da gincana, criando uma interação orgânica durante a disputa, que se estendeu até às 11h30.

A última atividade desenvolvida pelo CEE foi a “dogada”. Durante esse período, também ocorreu uma roda de conversa com os estudantes do 2º e 3º ano sobre as matérias que seriam estudadas no decorrer deste primeiro semestre.

No sábado anterior à Semana de Recepção, dia 12 de março, o CEE organizou uma edição do “Ensinando Bixes”, um evento para introduzir os alunos ao ambiente da USP. Nele, os membros do Centrinho encontraram os calouros no metrô Butantã e os ensinaram a utilizar o circular. Os novos alunos foram levados para o espaço do CEE, onde houve apresentações individuais, uma palestra sobre as atividades internas e um tour pela Poli.

 

Centro Moraes Rêgo

O Centro Acadêmico Moraes Rêgo (CMR), composto por alunos de Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, realizou o Dia de Integração do CMR com ingressantes dos anos de 2022, 2021 e 2020 no período da manhã do dia 17 de março. Neste dia, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o espaço do centro acadêmico, os seus cursos e os seus colegas de turma.

 

Centro Acadêmico da Engenharia de Produção (CAEP)

Em parceria com o Departamento de Engenharia de Produção (PRO), o CAEP realizou diversas atividades durante a Semana de Recepção. “Foram pensadas atividades para os alunos de todos os anos, tendo em vista todo esse período distante uns dos outros. Um momento de integração entre todos era essencial para uma volta às aulas saudável”, explica o CAEP.

A programação foi composta por jogos no espaço do CAEP, momentos de cinema, dinâmicas de integração, rodas de conversa e roda de pesquisa e também atividades de entretenimento como futebol de mesa. Além disso, para os alunos que estagiam,  foi pensado em um momento de coworking day para que os estudantes saíssem um pouco de suas rotinas de home office.

 

Associação de Engenharia Química

Na manhã de quinta-feira, durante o Dia do Centrinho, os membros da Associação de Engenharia Química (AEQ) fizeram uma apresentação institucional sobre a Associação, em que introduziram  todos os membros da gestão, diretorias e suas respectivas funções. Após o painel, os calouros participaram de jogos e gincanas, juntamente com um coffee break com alunos de outros anos da Engenharia Química.

No decorrer da Semana de Recepção, a AEQ realizou outras atividades com os ingressantes. Na terça-feira, eles levaram os calouros para almoçar no Bandejão da Química e instruíram os novos alunos sobre o funcionamento das filas, o RUcard, entre outros temas. 

Na manhã de quarta, a AEQ guiou os ingressantes em visitas monitoradas aos diversos laboratórios da Poli e, no período da tarde, aconteceu uma roda de conversa com os novos estudantes sobre as possibilidades de intercâmbio e iniciação científica que o curso de Engenharia Química oferece.

No último dia, a Associação finalizou as atividades da Semana com o “Churrasbixos 2021&2022”, no qual os ingressantes dos anos de 2021 e 2022 participaram de um churrasco junto com outros alunos da Engenharia Química, assim, promovendo uma integração entre os estudantes do curso.

 

Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental

No Dia do Centrinho, os membros do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA) se apresentaram como entidade, suas atividades e sua estrutura organizacional. Após isso, os calouros participaram de gincanas. Ao longo da Semana de Recepção, o CAEA auxiliou os ingressantes ensinando como chegar na Poli e como utilizar os Restaurantes Universitários. Além disso, o Centrinho realizou atividades integrativas, como pintar os calouros e promover jogos.

 

Centro Acadêmico de Engenharia Naval (CEN)

O Centro Acadêmico de Engenharia Naval (CEN) realizou, no Dia do Centrinho, o Integrinha e um almoço gratuito para os calouros. Na manhã de quarta-feira, houve uma palestra de apresentação do curso feita pelo professor Gustavo Assi e, no período da tarde. foi feita uma roda de conversa sobre Iniciação Científica. Na sexta, o Centrinho organizou a “Velejada”, na qual levaram os ingressantes para Velejar na Represa de Guarapiranga.  O Departamento de Engenharia Naval possui um veleiro que fica no clube ASBAC, o barco é  cuidado pelo Grêmio da Vela, que é formado por alunos do curso.

 

Atlética

Na tarde da quinta-feira da Semana de Recepção, os alunos ingressantes de anos de 2022 e 2021 participaram de atividades realizadas pela Atlética da Poli. A entidade presidiu uma apresentação nos anfiteatros Vermelho e Amarelo do Biênio sobre a história da entidade e sua criação. Foram abordados outros pontos como a importância do esporte na graduação e das mulheres no esporte. Também houve a performance da Rateria, a bateria universitária da Poli, e a Peste Negra, torcida organizada da Escola, ensinou alguns dos diversos cantos tradicionais que são comuns nas competições esportivas entre faculdades.

Após a palestra, os alunos foram divididos em grupos e foi realizada uma caminhada até o Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP). Uma vez dentro do complexo esportivo, estes grupos mistos fizeram um circuito passando por estandes de todas as modalidades. Após passarem por todos os estandes, os grupos foram desfeitos e os alunos liberados por um período de tempo para interagir mais profundamente com as modalidades e conhecer o complexo como um todo.

Print Friendly, PDF & Email