FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Convênio entre Poli-USP e Purdue University promove intercâmbio de graduandos por meio de iniciação científica

Parceria assinada nesta terça-feira, 28 de junho, no RCGI, contou com representantes da Escola
e da universidade de Indiana, nos EUA

Representantes da Poli e da Pardue University [Imagem: Escola Politécnica da USP]

No dia 28 de junho de 2022, foi firmado um convênio entre a Escola Politécnica (Poli) da USP e a Purdue University, de Indiana, Estados Unidos. A assinatura da parceria entre as duas universidades propõe um intercâmbio de graduandos por meio de Iniciação Científica.

A assinatura do acordo foi realizada em evento no Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), e contou com a presença do professor responsável pelo Convênio, Gustavo Assi; professor Marcio Lobo Netto, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Poli (CRInt-Poli) e pelos representantes da Purdue University: George Chiu, Asst. Dean of Global Engineering Programs, Dana Weinstein, Assoc. Dean of Graduate Education, Fabio Ribeiro, Professor Chemical Engineering and Director of NSF Eng. Research Center CISTAR e Heidi Arola, Director of Global Partnerships. 

O convênio objetiva fortalecer e expandir os contatos mútuos entre as duas Universidades, por meio da implementação de um programa de bolsistas de Iniciação Científica, o Programa Pontes. Os participantes ainda estarão matriculados na USP, embora estejam estudando temporariamente em outros países. Esse convênio entre Poli e Purdue é fruto do programa center-to-center (C2C) entre o CISTAR, apoiado pela NSF, e o RCGI, apoiado pela FAPESP.

 

Durante a reunião, o professor Gustavo Assi apresentou a criação, objetivos e implementação do RCGI na Escola, detalhando a missão de ser um centro mundial para estudos avançados acerca da transição energética, voltado ao uso e aprimoramento de energias sustentáveis, como o gás natural, biogás, hidrogênio, além de pensar em métodos que contribuam para a descarbonização como alternativa. O RCGI é estruturado por meio de uma parceria entre a USP, a Fapesp e a Shell. 

Previous slide
Next slide

 “Além disso, temos a contribuição de psicólogos, antropólogos e cientistas sociais dentro do RCGI que se preocupam em pensar nos diálogos entre cidadãos e a pesquisa científica desenvolvida sobre os impactos gerados”, destacou Assi. 

 Os representantes da Purdue fizeram apresentações sobre a origem da University, alunos célebres como Neil Armstrong (primeiro homem a pisar na Lua), as áreas de atuação em que são destaque, bem como o objetivo de traçar laços acadêmicos e de pesquisa com o Brasil em benefício da diminuição do uso de energias não-renováveis nos EUA, visto que geograficamente as fontes energéticas sustentáveis são mais abundantes em território brasileiro, além de compartilhar a experiência da instituição no fomento da diversidade na academia. 

O encontro teve ainda a participação dos alunos da Poli que foram contemplados em 2022 pelo Programa Pontes e que farão intercâmbios para a Purdue University: Huama Marcelino Souza Belmonte Vieira, Guilherme Cecato Delunardo, Gustavo Franzaner Gonçalves da Silva, Diogo Jahchan Koike e Marco Aurélio Condé Oliveira Prado.

 

Veja aqui mais fotos do evento.

Previous slide
Next slide
Print Friendly, PDF & Email