FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Pesquisador busca soluções multidisciplinares para aumentar segurança contra incêndio em túneis

No último dia 11 de agosto foi divulgado o resultado da 17ª edição do Prêmio CAPES de Tese, iniciativa que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021 promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A lista de ganhadores e menções honrosas podem ser encontradas na página da Capes. Duas teses realizadas nos Programas de Pós-graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP receberam Menções Honrosas. 

Na área de Engenharias I, Ramoel Serafini recebeu menção honrosa pela tese “O efeito do fogo em concretos pré-moldados reforçados com fibras de aço para túneis: da microestrutura à simulação numérica”, orientada pelo professor Antonio Domingues de Figueiredo, professor titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Urbana e co-orientada por Alberto de la Fuente Antequera, professor da Universitat Politècnica de Catalunya. O doutorado foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Ramoel Serafini é engenheiro civil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e doutor em Engenharia Civil pela Poli, com período sanduíche realizado na Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona, Espanha). Ele conta que recebeu este prêmio com uma mistura de alegria e surpresa. “Fiquei extremamente feliz quando a USP indicou o meu trabalho para concorrer ao prêmio nacional, sendo que havia outros trabalhos de altíssimo nível em pauta. Essa notícia só foi superada quando soube que havíamos ficado entre as três melhores teses do Brasil na área de Engenharias I”. 

O engenheiro destacou e reconheceu o enorme apoio recebido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), pelo suporte financeiro, técnico e científico durante o doutorado. “Sou muito grato também aos meus orientadores e todos os pesquisadores que contribuíram para que essa tese tomasse forma, através do contato diuturno e do acolhimento. Receber este prêmio é muito importante para mim não somente por ser um reconhecimento das incontáveis horas de trabalho e dedicação, mas também porque conseguimos a premiação enfrentando incontáveis dificuldades. É como um time do interior chegando na primeira divisão, entende? Para mim, isso reforça as qualidades e virtudes que são natas do nosso povo brasileiro e que tanto me orgulham – a vontade de lutar e de vencer apesar das circunstâncias adversas. Eu tive o apoio de pessoas incríveis durante essa jornada – e por isso eu sou muito grato. Eu não carrego essa premiação sozinho”.

O professor Antonio Domingues de Figueiredo destaca que o prêmio foi de grande relevância para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, tanto para realçar a excelência do trabalho, como também pelo fato de ser uma tese multidisciplinar que envolve, simultaneamente, as áreas de concentração de Engenharia de Construção Civil e de Engenharia de Estruturas. “É uma tese multidisciplinar em um programa que se propõe a ser multidisciplinar em Engenharia Civil em contraposição a uma série de outros programas brasileiros que optaram pela especialização em áreas particulares. Esta tese tem uma abordagem abrangente do crítico problema de risco associado a incêndio em túneis que são obras fundamentais para a adequação da infraestrutura urbana, principalmente”. 

O trabalho de Ramoel aborda a ocorrência de incêndio em túneis de concreto com fibras, o que o pesquisador explica se tratar de uma das principais preocupações relacionadas ao uso deste material, uma vez que os incêndios em túneis urbanos podem levar essas estruturas ao colapso e causar acidentes especialmente graves. “O entendimento desse material é de grande relevância para a garantia de segurança destas obras de infraestrutura com alta demanda social. Na tese, estudamos como as temperaturas e o fogo afetam o comportamento e as propriedades do concreto com fibras, estabelecendo uma correlação entre a microestrutura e o comportamento mecânico”, destaca o pesquisador. Com base nos resultados obtidos, foi criado um modelo computacional capaz de calcular a capacidade resistente de túneis de concreto com fibras expostos ao fogo, contribuindo para melhores condições técnicas e de segurança para este tipo de estrutura – o que configura grande importância técnica, econômica e social para o tema.

O professor e orientador, Antonio Figueiredo, ressalta: “podemos agregar o valor do reconhecimento feito, por meio deste prêmio, a um trabalho de grande relevância social que contribui de maneira fundamental para o aumento da segurança deste tipo de obra. Isto só foi possível, evidentemente, devido ao talento impressionante de pesquisador do Ramoel Serafini que tratou de temas muito distintos, indo desde a análise da microestrutura do material até a verificação do comportamento estrutural de túneis executados com anéis segmentados contando com diferentes estratégias de reforço. Esse esforço de pesquisa muito acima da média também é reconhecido por essa premiação e espero que sirva de estímulo a outros doutorandos que desenvolvem seus trabalhos na Escola Politécnica”.

Atualmente, Ramoel Serafini é Professor Adjunto II e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Civil da Universidade São Judas Tadeu (USJT) e Docente Convidado do Curso de MBA em Construção Civil da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Da iniciação científica à tese, confira o depoimento de Ramoel Serafini

“Eu acredito que a realização desse trabalho nasceu lá no Rio Grande do Sul, quando ingressei na iniciação científica. Depois desta minha experiência, eu comecei a desenvolver projetos de pesquisa de forma autônoma, ainda como aluno de graduação. Eu lia sobre os temas que eram do meu interesse, escrevia um projeto simplificado e procurava os professores da instituição em suas salas para apresentar a ideia. Sempre fui muito curioso cientificamente, então trabalhar com pesquisa me motiva de forma intrínseca. Durante o doutorado a minha atenção se voltou para o estudo de concretos com fibras, um tema novo para mim e que me encantou na primeira conversa que tive com o professor Figueiredo. A partir deste primeiro encontro, foi basicamente aproveitar a minha energia potencial para compreender como esse tipo de estrutura se comporta quando exposta ao fogo, explorando ao máximo as oportunidades e conhecimentos à minha disposição”.

Print Friendly, PDF & Email