FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Autoridades da USP e da Poli prestigiam os alunos em 
Simpósio de Iniciação Científica


A Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu, nesta quarta-feira, 28 de setembro, o Reitor da Universidade, professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Paulo Alberto Nussenzveig, para a abertura do 2º dia do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). Entre os membros da Diretoria da Poli, estavam o diretor e vice-diretor, os professores Reinaldo Giudici e Silvio Nabeta, o Presidente da Comissão de Pesquisa da Escola e professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS), Jaime Simão Sichman, e vice-presidente da Comissão de Pesquisa da Poli, Gilberto Francisco Martha de Souza.

Confira os discursos das autoridades na íntegra abaixo:

“A presença do Reitor, do Pró-Reitor de Pesquisa e do Diretor mostra para vocês a importância que a Iniciação Científica tem para a Universidade e para o futuro. É para isso que estamos aqui: estamos todos interessados no trabalho de todos. É a primeira vez que estruturamos este evento desta maneira: em salas temáticas, para que exista uma interação maior. Desejo um ótimo evento, com a certeza de que será um pontapé inicial para uma carreira profícua de todos vocês”.


- Jaime Simão Sichman, chefe da Comissão de Pesquisa na Escola e professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS).


“Meu recado principal é: a Universidade de São Paulo é uma universidade de pesquisa, que oferece para vocês essa oportunidade de fazer uma Iniciação Científica. Por isso eu parabenizo vocês por estarem aproveitando esta oportunidade para melhorar a formação de vocês, mesmo aqueles que não forem seguir carreira científica. E aqueles que querem seguir e ter carreira acadêmica, certamente se beneficiarão muito do evento. Aproveitem também, como o professor Jaime falou, deste espaço para integração para discutir bastante o trabalho de vocês. Discutir ciência é parte fundamental do trabalho que está sendo feito”.


- Reinaldo Giudici, diretor da Escola Politécnica da USP.

“É uma enorme satisfação estar aqui, adorei a maneira como foi montada. Queria reforçar as palavras do professor Reinaldo. Estudar numa Universidade como a USP é uma oportunidade de aprender não apenas aquilo que os outros já sabem, mas também aprender aquilo que ninguém sabe. E a iniciação científica é exatamente essa oportunidade, em que os professores de vocês são colegas porque vocês estão aprendendo juntos. 


O engenheiro é preparado para fazer é resolver problemas, enfrentar o desconhecido. Então esta é uma oportunidade maravilhosa de enfrentar o desconhecido e vir contar as maravilhosas soluções que vocês encontraram. É uma enorme satisfação ter vocês aqui. Desejo um excelente evento e que vocês carreguem essa experiência em si ao longo da vida”.

 

- Paulo Alberto Nussenzveig, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo.

“É um prazer estar novamente aqui na Poli. A formação atual do centro do mundo do trabalho atual não deve se limitar à nossa formação dentro da sala de aula. Aquilo que aprendemos dentro da sala de aula, se vocês acessarem a internet, talvez não encontrem aquele conteúdo e aquelas aulas. O que vocês vão encontrar é essa interação: interação pessoal com os professores, com os colegas, interação com a própria ideia e com o desconhecido, como foi dito. Conhecer o que ainda não se conhece, formar hipóteses, entender o trabalho científico; isso vocês vão executar para o resto da vida. 


Minha formação é dentro da Medicina. Se surgir um tratamento novo, não basta eu olhar no jornal e receitar comprimidos para pacientes. Eu preciso entender o tratamento, saber por quais bases foi feito, saber os efeitos colaterais. Não só ter essas informações, mas interpretá-las, saber se posso ou não usá-las, se é o melhor caminho ou não para tratar alguma doença. Com vocês será a mesma coisa: quando vocês estiverem formados e tiverem suas profissões, não basta vocês confiarem naquilo que vocês receberam, vocês primeiro precisam pensar se aquilo faz sentido ou não, precisam estudar novamente aquele tema. Iniciação Científica fará isso por vocês: vai permitir que vocês conheçam os métodos científicos, aperfeiçoem seus conhecimentos, aprendam a trabalhar em conjunto e interagirem.


Nós fizemos um encontro de ex-alunos há umas duas semanas e nós tínhamos dois politécnicos presentes. O que eles comentaram de mais importante é que, na vida profissional deles, entre grandes empresas, aquilo que eles mais aprenderam foi por meio da universidade e fora da sala de aula, em eventos como vocês estão hoje. Me lembro que um deles citou um experimento em que os alunos têm de fazer um carrinho a partir de uma ratoeira. [...] Isso foi o que mais marcou dentro da formação dele dentro da faculdade, o que aprendeu pela interação. Esse exemplo é só para dar a dimensão do que vocês estão fazendo: é muito mais do que só apresentar um trabalho científico, é a formação que vocês estão tendo aqui. 


Não há no Brasil uma universidade que dê mais chance de você interagir e conhecer outras áreas como a USP; que possui todas as áreas do conhecimento e facilita a vida de vocês. Aproveitem muito durante a graduação, pois dá a oportunidade de vocês participarem de grupos de trabalho, de competições, etc; porque é isso que vai formar o profissional que vai ser necessário nesse mundo de trabalho daqui para frente. Ninguém sai formado da universidade, mas sai preparado para continuar a sua formação. Essa é a grande mensagem que tenho para deixar para vocês. 


Aproveitem a Universidade, porque o tempo de graduação é um dos melhores da nossa vida, pelo menos foi assim para mim. Então aproveitem essa situação e as amizades que fazemos aqui, que levamos para a vida inteira também. Essa rede de conhecimento entre pessoas é levada para a vida inteira. Vocês que são jovens, aproveitem, curtam a faculdade e pensem no futuro brilhante que vocês têm”.


- Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Reitor da Universidade de São Paulo.

Print Friendly, PDF & Email