Obra foi escrita pelos professores José Roberto Simões Moreira, da Poli, e pelo professor Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar, da Unesp, para servir como material de auxílio aos cursos de engenharia

No dia 21 de outubro, foi publicada a obra Fundamentos de Transferência de Calor para Engenharia, pela editora LTC-GEN. O livro foi escrito por José Roberto Simões Moreira, professor titular da Escola Politécnica (Poli) da USP em parceria com o professor Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar, professor do Instituto de Ciências e Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O livro foi concebido com o propósito de servir como obra de referência e de apoio aos cursos de transferência de calor das diversas modalidades da engenharia. Todos os tópicos da disciplina são cobertos de forma didática, sendo ilustrados com problemas resolvidos para a fixação do assunto, e ao final de cada capítulo é apresentada uma lista de problemas propostos para servir de apoio ao docente para trabalhos extra aula. O trabalho é fruto de uma experiência de mais de 30 anos à frente da disciplina de Transferência de Calor e Massa no Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, acumulada pelo autor. O livro cobre todos os fenômenos relevantes de transferência de calor.

SOBRE OS AUTORES

José Roberto Simões Moreira é professor titular da Escola Politécnica da USP (Poli/USP), ministrante de diversas disciplinas de graduação e de pós-graduação da área de Engenharia Térmica e Energia. Coordena o curso de especialização Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética e o Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos e Renováveis (SISEA), grupo de pesquisa da mesma instituição. Concluiu a graduação (1983) e o mestrado (1989) em Engenharia Mecânica pela Poli/USP e o doutorado (1994) em Engenharia Mecânica pelo Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), em Nova Iorque. É autor dos livros Fundamentos e Aplicações da Psicrometria (2019) e Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética (2021), de mais de uma centena de artigos técnico-científicos e também possui capítulos publicados em livros internacionais. É também ministrante de dezenas de palestras, entrevistas e apresentações. Tem liderado vários projetos de pesquisa pura e aplicada na área de Engenharia Térmica e Energia, com financiamento de empresas e instituições de fomento à pesquisa. Suas áreas de pesquisa atuais incluem a energia solar concentrada, separação supersônica de gases e ciclos de absorção de calor de amônia-água. Atua também como consultor em projetos de engenharia.

Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar é professor do Instituto de Ciências e Engenharia – Câmpus de Itapeva da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ministra disciplinas da área Térmica, Fluidos e Transferência de Massa. Concluiu a graduação (2005) em Engenharia Mecânica pela Universidad Nacional de Trujillo (UNT) no Peru, o mestrado (2010) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e o doutorado (2015) em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE/USP). É autor de diversos artigos científicos e capítulos de livros. Tem participado de projetos de pesquisa e coordenado projetos de Extensão Universitária na área de Engenharia Térmica e Energia. Suas áreas de pesquisa atuais incluem a energia solar concentrada, ciclos de refrigeração por absorção com amônia-água e aplicações da energia solar fotovoltaica. É pesquisador reconhecido pelo Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (CONCYTEC) do Peru (cod. P0034943).

O livro está disponível em versão digital no site da editora.