“Meninas na Poli”: Poli recebe alunas de ensino médio com visitas a laboratórios e exposição de projetos de Engenharia no sábado, 5 de novembro

Diretório Acadêmico da Poli oferece um dia inteiro de atividades que incentivam a entrada de mais mulheres na Engenharia e em áreas das ciências exatas

No dia 5 de novembro (sábado), das 9h às 18h, alunas da Escola Politécnica da USP realizam o evento “Meninas na Poli”, com visita, alimentação e transporte ao campus totalmente gratuito às participantes. O evento tem como objetivo apresentar os cursos de Engenharia da Escola Politécnica para meninas que estão cursando o ensino médio, a fim de incentivá-las a ingressar na área futuramente. A programação conta com uma visita guiada pela Poli, com apresentação dos laboratórios, espaços, grupos de extensão e todas as formas de desenvolvimento que a Escola pode oferecer às meninas.

A organização e execução do projeto é feita pelo Diretório Acadêmico da Poli, constituído pelo Grêmio Politécnico, os oito centros acadêmicos (CAEA. CAP, CAM, CEC, CEE, CEN, CMR, AEQ e Atlética). O evento conta com o apoio da diretoria da Escola Politécnica e da Fundação Vanzolini.

Ao longo da visita, as meninas terão contato com a engenharia na prática, por meio de apresentação dos projetos e procedimentos realizados em laboratório, dos protótipos desenvolvidos por grupos de extensão e pelas visitas aos espaços de estudo. O principal tema a ser abordado é o contexto das mulheres no cenário da Poli, que atualmente representa cerca de 20% do total de alunos. A fim de mostrar às meninas do ensino médio que esse número vem crescendo, o evento ressaltará o desenvolvimento de projetos de engenharia por mulheres, principalmente na Poli.

A estudante de engenharia e uma das organizadoras do evento, Verônica Rocha, destaca que, por diversos fatores, como a falta de incentivo externo e motivação para as jovens ingressarem em carreiras nos campos das exatas, a engenharia é uma das áreas mais desiguais em termos de gênero no País. “A existência de um evento como este é importante não só para a redução da diferença quantitativa entre homens e mulheres nos cursos da Poli, mas também para diminuir as desigualdades na área de Engenharia como um todo. O Meninas na Poli permite que jovens com esta inclinação sejam encorajadas, ainda no ensino médio, a trilhar seus próprios caminhos de maneira a construir carreiras consolidadas nas áreas de exatas”, ressalta a futura engenheira.

“Hoje, o reflexo de uma herança desigual ainda pode ser visto nas áreas de tecnologia e ciências exatas, onde elas são minoria. Representam apenas 13,3% dos alunos de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e 21,6% dos cursos de engenharia e profissões correlatas, segundo o IBGE”. [Fonte].

A organização destaca que o grande diferencial do evento é a experiência interativa entre as meninas e os locais onde de fato são desenvolvidos grandes projetos, com a oportunidade de contato com alunas e professores da Poli que exercem a engenharia no cotidiano. Durante a feira de extensões, as jovens poderão conhecer os grupos e os trabalhos que realizam logo nos primeiros anos da graduação, além de observarem as dinâmicas dos projetos que participam de competições de nível mundial.

As inscrições foram feitas a partir do contato da organização do evento com as escolas selecionadas e, devido a necessidade de confirmação prévia, já se encontram encerradas. Confira a programação do evento abaixo: