Pesquisadores da Poli-USP estão entre os mais influentes da ciência mundial

No dia 27 de outubro, foi publicada no Jornal da USP uma matéria sobre a  Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, uma lista que classifica os cientistas mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de atuação. Divulgada no dia 10 de outubro, a lista conta com os nomes de 247 pesquisadores da USP, pertencentes a 22 áreas e 176 subáreas. Leia na íntegra.

Na categoria Impacto no ano de 2021, 1.212 pesquisadores brasileiros foram classificados, sendo 247 da USP, a instituição com maior número de cientistas na lista. Na área de Engenharia, 8 pesquisadores da USP figuram na lista. Entre eles os professores Vassilios Theofilis, Gustavo Roque da Silva Assi, Oswaldo Luiz Do Valle Costa, Cesar Roberto de Farias Azevedo, Marcílio Alves, Emílio Carlos Nelli Silva, Claudio Ruggieri, entre os professores da Escola Politécnica (Poli), e Gherhardt Ribatski, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Na lista referente a 2021, os docentes da Poli também se destacam em outras áreas do conhecimento, como a professora Marly Monteiro de Carvalho, em “Economics & Business”; Ehsan Heidaryan, Lucas Tadeu Fuess, Angelo Fernando Padilha, Jorge Alberto Soares Tenório e Denise Crocce Romano Espinosa, na área “Enabling & Strategic Technologies”; Fabio Gagliardi Cozman e Vitor Heloiz Nascimento, em  “Information & Communication Technologies”.

Na categoria Impacto ao longo da carreira, dos 844 pesquisadores brasileiros classificados, 181 são da USP. Acesse aqui a lista completa, por área, dos pesquisadores da USP mais influentes ao longo da carreira.

Na área “Enabling & Strategic Technologies”, estão os docentes Jorge Alberto Soares Tenório, Angelo Fernando Padilha e Silvio de Oliveira Junior. Em “Engineering”, Oswaldo Luiz Do Valle Costa, Vassilios Theofilis, Cesar Roberto de Farias Azevedo, Claudio Ruggieri, Marcílio Alves, Emílio Carlos Nelli Silva e Gustavo Roque da Silva Assi. Já na área “Information & Communication Technologies”, figuram os docentes Fabio Gagliardi Cozman, Vitor Heloiz Nascimento e José Roberto Castilho Piqueira.