FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Liedi Bernucci, primeira diretora da Poli-USP, dará aula inaugural de 2023 aos ingressantes

Atual diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, a professora participará da recepção aos calouros e calouras no dia 13 de março

Todos os anos, a Escola Politécnica (Poli) da USP promove uma aula inaugural, voltada aos ingressantes, com um convidado de renome, um especialista que apresenta aos futuros engenheiros sua experiência e perspectivas profissionais e pessoais. Em 2023, a Diretoria convidou a sua docente e primeira diretora (2018-2021), Liedi Légi Bariani Bernucci, para proferir esta aula, no dia 13 de março de 2023, às 14h, com transmissão pelo YouTube

A atividade integra a programação da Semana de Recepção aos Calouros de 2023 da Escola Politécnica da USP, momento em que os ingressantes em nos cursos de engenharia têm os primeiros contatos com a instituição, que neste ano completa 130 anos.

Confira abaixo o currículo da palestrante, e seu Lattes:

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Engenharia Geotécnica pela Universidade de São Paulo (1987), doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1995), tendo feito pesquisa para seu mestrado e para doutorado na ETHZ, Suíça. Realizou sua Livre-Docência em 2001 e tornou-se em 2006 Professora Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da qual é docente desde 1986. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP por 7 anos no total, cargo que ocupou até março de 2014. Foi vice-Diretora da Escola Politécnica da USP (2014-2018) e foi diretora da Escola Politécnica (2018-2021). 

Atualmente é Diretora -Presidente do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Atua na área de Infraestrutura de Transportes: Vias Urbanas, Rodovias, Aeroportos e Ferrovias. Formou milhares de alunos de graduação, dezenas de mestres e de doutores; supervisionou pós-doutorados. Coordena projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento, agências e por empresas públicas e privadas. É Diretora no Brasil da Cátedra Fundação Abertis, fundação espanhola para a Gestão de Transportes. Diretora da Cátedra Underrail da Vale para a área de infraestrutura de via permanente. Participa de diversas associações de engenharia e grupos de trabalhos de normalização nacionais e internacionais. É membro do Conselho Superior da FAPESP (2018-2024), membro do Conselho de Administração do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), membro da Conselho Curador da FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), membro desde 2021 da Academia Nacional de Engenharia; membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE São Paulo, membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Membro do Conselho de Administração da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. Membro do Conselho Curador da CIETEC -Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP e IPEN. Membro do Conselho Curador do Liceu de Artes e Ofício.

Print Friendly, PDF & Email